ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Pessoas com deficiência poderão ser acompanhadas de animais de suporte emocional
Deputado Neno Razuk, autor do projeto, ressaltou o benefício do tratamento com animais de suporte emocional
16/05/2023
13:45
OSVALDO JÚNIOR
©DIVULGAÇÃO
Pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e transtornos psicológicos ou sensoriais poderão ter o direito de serem acompanhadas por seus animais de suporte emocional em todos os meios de transporte e estabelecimentos públicos e privados. Esse direito é previsto no Projeto de Lei 139/2023, protocolado nesta terça-feira (16) pelo deputado Neno Razuk (PL).
De acordo com a proposta, para acessar o direito, a pessoa precisa ter atestado ou laudo emitido por um psiquiatra ou psicólogo informando o uso do animal de suporte emocional e o benefício do tratamento. Esse documento (laudo ou atestado) deverá ser renovado anualmente, comprovando a efetiva necessidade da manutenção do tratamento.
“Existe um crescimento contínuo de casos em que pessoas estão sendo beneficiadas por esse tipo de suporte emocional, e a cada dia torna-se mais evidente a importância e aceitação dessa prática terapêutica. Porém, lugares de acesso público e privado de uso coletivo bem como meios de transporte, são resistentes a permissão de acesso desses animais, e por isso, impedem o ingresso e a permanência dos mesmos”, argumenta o parlamentar na justificativa do projeto.
A proposta deve ser apresentada na sessão ordinária desta quarta-feira (17). Depois segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável quanto à constitucionalidade, continua tramitando com votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Motiva Pantanal realiza ação educativa na BR-163/MS para proteger quem trabalha nas rodovias
Leia Mais
Fecomércio MS participa da Conferência Nacional do Trabalho em Campo Grande
Leia Mais
Simone Tebet prefere ser vice de Lula em 2026, mas aguardará decisão do presidente
Leia Mais
Sicredi destaca impacto positivo do cooperativismo de crédito em encontro nacional com jornalistas
Municípios