ENTREVISTA
ARTE É VIDA - Artista visual fala da carreira no MS e as mensagens que transmite por meio das artes
13/04/2023
16:15
ALESSANDRA PAIM
©DIVULGAÇÃO
Com 20 anos de carreira em artes visuais Lucio Laranjeira expressa seus sentimentos, momentos de saudosismos, a beleza da natureza, animais e outros temas do cotidiano das pessoas, a simplicidade das coisas por meio da pintura em tela na arte Naif. * Arte Naif - é um conceito que designa a produção de artistas autodidatas que desenvolvem uma linguagem pessoal e original de expressão. Seu gosto por pintura começou desde criança e atualmente Lucio tem seu ateliê em Campo Grande e vem apresentando seu trabalho em exposições de artes que ocorrem na cidade. A Página Expressando com Alessandra Paim teve um super bate papo com o artista visual que falou tudo a respeito da sua carreira no MS e do mundo das artes.
Segue a entrevista na íntegra:
Expressando com Alessandra Paim - Como surgiu essa paixão pela arte?
Lucio_ desde criança admirava a parte de pintura e morei até os 7 anos em Aquidauana e logo vim pra Campo Grande. Nesse período dos 07 aos 14 anos sempre acompanhava os trabalhos de pintura na rua. Eu via as pessoas pintando letreiros, eu ficava fascinado por essa parte de propagandas. E aos 14 anos fui trabalhar numa oficina de pintura, eu fazia serviços gerais lá e conheci alguns artistas que trabalhavam com artes aqui na cidade. Eles praticavam a parte de pintura e acabei fazendo amizades com eles. Como eu já estava trabalhado com propagandas, já tinha a facilidade de trabalhar com as tintas, eles me convidaram pra colocar na tela o trabalho. Foi o ponto de partida, consegui colocar a primeira pintura em tela, o que transmiti da minha imaginação pra tela.
Expressando com Alessandra Paim - Quais são os tipos de pinturas você trabalha?
Lucio_ meu estilo de pintura se chama artes Naif. Pinturas em telas, estilo pantaneiros. Tenho algumas séries em andamento que eu estou trabalhando nesse período de 20 anos registrado nas minhas obras essas séries que tenho praticado.
Expressando com Alessandra Paim - Qual a mensagem que você passa por meio da arte?
Lucio_ sempre coloco um aspecto de alegria, um pouco de saudosismo também da minha infância que registro nas minhas telas. É uma série de pinturas de vilarejos que fazem parte da minha infância. Também a diversão da nossa mãe natureza com os animais, eu faço uma alusão surreal dos animais brincando com as artes, esportes. Essa interação de animal, mãe natureza e o homem, eu transmito as mensagens das minhas obras, nas minhas telas.
Expressando com Alessandra Paim - Qual foi a melhor imagem que você já pintou?
Lucio_ é difícil de responder, todas as imagens que faço é uma imagem que transmite muito amor. Mas uma que tenho uma admiração enorme é a santa ceia que já fiz várias releituras da santa ceia. Tanto pela composição do momento, daquela reunião do mestre junto com seus discípulos fazendo a santa ceia, uma releitura do Leonardo da Vinci. Eu admiro bastante essa imagem, acho muito forte a conjectura da composição dela e está retratando aquele momento da história da humanidade.
Expressando com Alessandra Paim - Fale um pouco das exposições/eventos que o Lúcio já participou
Lucio_ aqui em Campo Grande em quase todos os espaços de galerias a gente já fez participação. Em Faculdades, na Assembleia Legislativa, Gabinete do prefeito, TVE, Tribunal de Justiça, Morada dos Bais. A mais recente, de destaque que tive o privilégio de participar a nível nacional, foi da bienal Brasileira em Artes Naif em 2018 em Piracicaba em São Paulo.
Expressando com Alessandra Paim - Quais os materiais que são usados na sua arte?
Lucio_ Sempre utilizo telas em algodão e as tintas acrílicas pra confecção e a produção das artes.
Expressando com Alessandra Paim - Qual a maior dificuldade no início do seu trabalho?
Lucio_ na minha carreira, como todo artista sempre é achar ou descobrir a sua identidade artística. É uma busca incansável que o artista tem que estar sempre desenvolvendo pra ele ter uma identidade. E hoje, graças à Deus a gente já consegue ter essa marca registrada de autenticidade. E pra mim foi umas das maiores dificuldades que tive na época.
Expressando com Alessandra Paim - Lúcio, seu trabalho é independente. Há algum apoio financeiro? Fale um pouco
Lucio_ geralmente os artistas visuais têm seu trabalho independente. Adquirem suas matérias e desenvolve a sua arte/técnica. Eu tenho participado de órgãos públicos do governo. E geralmente tem algum incentivo, um cachê E esse cachê é importante, dando um suporte pra você trabalhar com mais facilidade.
Expressando com Alessandra Paim - Onde fica o ateliê de artes do artista Lúcio Laranjeira?
Lucio_ o ateliê é próximo ao Shopping Norte Sul Plaza- Campo Grande- MS.
Expressando com Alessandra Paim - Projetos pra 2023
Lucio_ estou sempre enviando meus trabalhos pra esses salões de artes pelo Brasil à fora. Eu quero preparar uma exposição contando a minha trajetória, até pra recordar toda a minha carreira. Fazer um registro pra montar uma exposição individual.
Expressando com Alessandra Paim - Um Sonho
Lucio_ além de ser reconhecido pelo meu trabalho e fazer parte também dos acervos de colecionadores, até mesmo do governo. Fazer parte dos acervos pessoais que tem identidade com as artes. É muito importante pro artista. Tenho alguns trabalhos que fazem parte de acervos pra fora, no RJ, no Nordeste.Algums acervos particulares também.
Expressando com Alessandra Paim - Projetos futuros
Lucio_ sair fora do Estado pra levar a minha arte, expor em outros Estados e até no Exterior.
Expressando com Alessandra Paim - Momento marcante
Lucio_ sempre me recordo com alegria a minha primeira venda de uma obra isso faz algum tempo. Me recordo com orgulho, foi um momento marcante pra mim, por que achava que não seria possível vender as minhas obras e vejo que é possível. Cada exposição que participo é sempre um momento marcante. às vezes você está participando junto de outros artistas renomados que antes era a nossa referência e hoje está junto com eles fazendo parte da mesma exposição. Isso traz muita alegria e realização de fazer parte junto com esse pessoal todo.
Expressando com Alessandra Paim - Quanto custa uma tela de arte do Lucio Laranjeira?
Lucio_ hoje a minha obra está estipulada em torno de 1 mil reais cada obra.
Expressando com Alessandra Paim - Contatos
Lucio_ (67) 99101-7487
MENSAGEM
“Que todas as crianças tenham a oportunidade de sonhar e que a artes possam fazer parte do mundo dos nossos jovens. E assim, muitas estrelas e artistas surgirão com certeza pra representar com orgulho a nossa terra, o nosso Estado Sul-mato-grossense. Eu sempre digo o MS é um celeiro de grandes artistas em todas as áreas. Temos muitos exemplos, de muitas pessoas levando o nome do nosso Estado pra além-fronteiras. A mensagem que a gente sempre tem no coração que as crianças e o jovens possam ter acesso de conhecer os artistas locais da nossa região, que fazem parte da nossa cultura. Isso é importante,” Lucio Laranjeira, Artista Visual.
REFERÊNCIAS DE PESQUISAS
Associação de escritores quer ampliar número de leitores - Correio do Estado
(35) Entrevista com o artista Lucio Larangeira - Bloco 1 - YouTube
INSTAGRAM @ Lucio LaranjeiraNaif
FACEBOOK Lucio Larangeira | Facebook
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Municípios