ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Pautados 19 projetos para a sessão plenária desta terça-feira, 20
Na Ordem do Dia da sessão desta terça-feira da ALEMS, está prevista a votação de 19 projetos
20/12/2022
07:06
OSVALDO JÚNIOR
©FRANCISCO BRITTO/ARQUIVO
A última semana antes do recesso parlamentar inicia-se com 19 projetos na pauta da Ordem do Dia. Os deputados devem votar, na manhã desta terça-feira (20), três propostas em redação final e 16 em segunda discussão durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A sessão tem início às 9h e pode ser acompanhada ao vivo pelos canais de comunicação da Casa de Leis.
Redação final
Duas propostas de autoria do Executivo e uma de iniciativa do Legislativo devem voltar ao plenário para votação da redação final. Entre elas, está o Projeto de Lei 125/2022, de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB). A matéria altera a Lei 2.073/2000, que dispõe sobre a Política Estadual do Idoso. A redação proposta objetiva “incluir como diretriz da Política Estadual do Idoso, a atenção aos idosos vítimas de qualquer tipo de violência”.
De autoria do Poder Executivo, os Projetos de Lei 278/2022 e 280/2022 também estão pautados para redação final. Os dois projetos são relativos à ordenação da administração estadual. O primeiro reorganiza a estrutura básica do Poder Executivo, buscando, conforme mensagem do Governo, apresentar uma configuração mais enxuta. O segundo dispõe sobre o quadro geral de cargos de provimento em comissão do grupo de direção e assessoramento dos órgãos da administração direta, das autarquias e das fundações do Poder Executivo.
Segunda discussão
Dos 16 projetos pautados para segunda discussão, 13 são de autoria de deputados e três propostos pelo Poder Executivo.
Estão na pauta os Projetos de Lei 83/2022 e 196/2022, ambos de autoria do deputado Paulo Corrêa (PSDB). O primeiro determina que as concessionárias de energia, água, gás e telefonia, divulguem, nas contas mensais, fotografias de pessoas desaparecidas. A outra proposta dispõe sobre o direito de o consumidor obter gratuitamente a segunda via de comprovantes de pagamento ou de extratos bancários de instituições financeiras.
Três propostas do deputado Marçal Filho (PP) também estão previstas para esta terça-feira. Uma delas é o Projeto de Lei 118/2020, que trata sobre diretrizes para a prevenção e redução da mortalidade materna, infantil e fetal durante o período da pandemia da Covid-19. A segunda é o Projeto de Lei 03/2022, que cria a “Semana da Cidadania” com palestras sobre cidadania, educação financeira e defesa do consumidor nas escolas públicas e privadas. A terceira proposição é o Projeto de Lei 277/2022, que institui a “Semana de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce da Síndrome de Guillain-Barré”.
Também devem ser votados três projetos de autoria do deputado Herculano Borges (Republicanos). O Projeto de Lei 174/2020 cria e define diretrizes para a Política Pública “Menstruação Sem Tabu” de Conscientização sobre a Menstruação e a Universalização do Acesso a Absorventes Higiênicos. O segundo é o Projeto de Lei 97/2021 obriga a afixação de placas informativas nas unidades públicas e privadas de saúde, sobre a adoção de nascituro. O terceiro é o Projeto de Lei 220/2022, que cria o Dia Estadual do Frentista, a ser comemorado, anualmente, em 4 de março.
De autoria do deputado Barbosinha (PP), estão na pauta os Projetos de Lei 129/2022 e 255/2022. A primeira proposta assegura às pessoas com Síndrome de Down e a um acompanhante, o direito à meia-entrada nas sessões de cinema, teatro, espetáculos esportivos e outros eventos. E o outro projeto inclui no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul o Encontro Regional de Veículos Antigos de Dourados, comemorado, anualmente, na primeira quinzena de maio.
Deve ser votado, ainda, o Projeto de Lei 407/2021, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos). A matéria cria a Campanha Estadual Idosos Órfãos de Filhos Vivos, a ser realizada anualmente no mês de outubro. Do deputado Capitão Contar (PRTB), está previsto o Projeto de Lei 130/2022, que altera a Lei 4.086/2011, que trata sobre a gratuidade ou desconto a pessoas idosas ou com deficiência no transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.
Os deputados também devem votar o Projeto de Lei 289/2022, da Mesa Diretora, que fixa os subsídios do governador, vice-governador e dos secretários do Estado. Conforme proposta, haverá reajuste das remunerações do vice-governador e dos secretários. Já o governador permanecerá com o mesmo vencimento.
Os parlamentares devem, ainda, três propostas do Poder Executivo. Entre elas está o Projeto de Lei 235/2022, que acrescenta e altera a redação de dispositivos das Leis 3.150, 3.545 e 4.487, que tratam da legislação previdenciária do Estado.
As outras duas proposições do Executivo são os Projetos de Lei 287/2022 e 288/2022. A primeira matéria estabelece requisitos e condições para que o Estado de Mato Grosso do Sul, suas autarquias e fundações realizem transação de créditos. Já o Projeto de Lei 288/2022 altera a Lei 1.810/1997, que dispõe sobre os tributos de competência do Estado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF mantém restrições e Bolsonaro vê viagem aos EUA negada novamente
Leia Mais
Haddad reitera que não será candidato nas eleições de 2026
Leia Mais
Em MS, 4,8 mil vagas são oferecidas no Sisu
Leia Mais
Após governador de SC dizer que Bolsonaro e Valdemar conversam com frequência, Moraes ordena depoimento
Municípios