Política / Saúde
Deputada Camila Jara anuncia início da segunda fase do tratamento contra câncer de tireoide
Parlamentar detalha mudanças na alimentação, suspensão de cosméticos e preparação para iodoterapia
26/12/2025
10:00
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
A deputada federal Camila Jara (PT-MS) anunciou que iniciará, nos próximos dias, a segunda fase do tratamento contra o câncer de tireoide, diagnosticado em maio deste ano. A informação foi divulgada pela própria parlamentar em vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (26).
Com tom transparente e direto, Camila explicou que esta nova etapa exige mudanças rigorosas na rotina, especialmente na alimentação e no uso de produtos cosméticos, como maquiagem e esmaltes. Segundo ela, essas restrições fazem parte da preparação para a iodoterapia, procedimento utilizado no combate ao câncer de tireoide.
De acordo com a deputada, o tratamento é considerado forte e exige a retirada total do iodo do organismo. Por isso, ela precisou eliminar alimentos com sal comum, utilizar pasta de dente específica e suspender o uso de qualquer produto que contenha corantes ou substâncias iodadas.
“É um tratamento forte. Eu preciso tirar tudo que tem iodo da minha alimentação e do meu corpo. Não posso usar maquiagem, esmalte ou uma série de produtos. A alimentação também muda completamente”, explicou.
Camila Jara também revelou que faz uso de um medicamento para ativar o hormônio T4, responsável pela regulação do metabolismo, função que antes era desempenhada naturalmente pela tireoide. Nesta fase do tratamento, porém, a medicação precisará ser temporariamente suspensa.
“Eu não sei se vou ficar muito sonolenta, mas vou tentar continuar trabalhando normalmente nas próximas semanas”, afirmou.
A previsão é que, em janeiro, a parlamentar precise ficar internada por quatro dias em isolamento, devido à radiação liberada durante a iodoterapia. Mesmo diante do desafio, Camila manteve o bom humor ao comentar os efeitos do procedimento.
“Quero saber se a gente fica brilhando depois da iodoterapia”, disse, em tom leve, ao falar sobre o período de isolamento.
Desde o diagnóstico, a deputada já passou por cirurgias e etapas iniciais do tratamento, mantendo suas atividades parlamentares sempre que possível. Ao compartilhar publicamente o processo, Camila Jara tem destacado a importância da informação, do acolhimento e do enfrentamento transparente da doença.
A expectativa agora é pela conclusão desta nova fase e pela continuidade do acompanhamento médico nos próximos meses.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Sigilo fiscal da esposa de Alexandre de Moraes e de filho de ministro do STF é acessado sem autorização
Leia Mais
Bolsonaro tem novo mal-estar na prisão e segue sob monitoramento, informa Carlos Bolsonaro
Leia Mais
Mulher baleada por policial militar no Centro morre após atendimento em UPA de Campo Grande
Leia Mais
Acadêmicos de Niterói não captou recursos via Rouanet, mas recebeu R$ 1 milhão em repasse geral da Embratur
Municípios