TRÊS LAGOAS
Em Audiência Pública, Meio Ambiente apresenta resultado de estudos e projetos futuros para a Primeira e Segunda Lagoa
23/11/2022
17:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O que vai acontecer na região da Segunda e da Primeira Lagoa? Esta dúvida foi esclarecida pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) na Audiência Pública realizada ontem, terça-feira (22), no plenário da Câmara de Vereadores de Três Lagoas.
A Audiência trouxe ao público o esclarecimento sobre os Estudos de Concepção e Uso Futuro da região das duas lagoas mencionadas e as alterações que serão feitas na Lei do Plano Diretor nº 2.083/2006.
O biólogo da SEMEA e relator do Estudo, Flávio Fardin, conduziu a apresentação de todo o estudo feito em parceria com a empresa Houer Engenharia, passando pela história das três lagoas que dão nome à Cidade, da urbanização e criação dos bairros, os impactos das construções e dos crimes ambientais ao ecossistema local.
Atualmente as lagoas são abrangidas pela Unidade de Conservação (UC) Monumento Natural das Lagoas, porém ao inscrever a área junto ao Cadastro Estadual de Unidades de Conservação do IMASUL, o órgão não reconheceu a área como uma UC, devido ao alto grau de degradação encontrado no entorno, o que inviabiliza a aplicação de recursos de compensação ambiental na região.
Com a extinção da UC e criação de um parque urbano, algumas alterações na Lei do Plano Diretor Municipal se fazem necessárias, motivo da audiência pública.
COMUNICAÇÃO COM OS MORADORES
Desde o início da elaboração do estudo, a SEMEA procurou os moradores residentes na área da Primeira Lagoa para detalhar os projetos a serem desenvolvidos e os impactos sobre as propriedades. As famílias que serão impactadas com o projeto foram consultadas previamente.
PROJETOS FUTUROS
Conforme foi apresentado na Audiência, a proposta da Prefeitura de Três Lagoas é criar um parque urbano no entorno das duas lagoas, com áreas de convivência, lazer e práticas esportivas, preservando a fauna e a flora do local e ampliando ações ambientais com a participação dos cidadãos.
Além disso, alguns trechos passarão por mudanças como aberturas de ruas, obras de pavimentação e drenagem.
Ao final da apresentação, os palestrantes abriram espaço para o público interagir com perguntas, opiniões e considerações.
Fizeram parte da mesa de autoridades, o secretário Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), Mauro De Grandi, o Diretor do Escritório Regional do IMASUL em Três Lagoas, o Fiscal Ambiental Rafael Alex Barbosa, vereador Tonhão, Tenente Gabriel Gomes da Rocha da Policia Militar Ambiental.
Estiveram presentes a diretora de Meio Ambiente, Maysa Costa, diretora de relações institucionais da SEGOV, Silvania Bersani, vereadores Sargento Adriano Rodrigues, Davis Martinelli, Evalda Reis, Sayuri Baez e Sirlene dos Santos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Zeca do PT propõe materiais esportivos e patrulha mecanizada para aldeias indígenas de Sidrolândia
Leia Mais
Lúcio reaparece após queimaduras e faz primeiro passeio no hospital
Leia Mais
Deputados pressionam por votação de projeto que prorroga ratificação de terras em faixa de fronteira
Leia Mais
Eldorado Brasil reforça compromisso ambiental com novo Plano de Manejo Florestal 2024
Municípios