Campo Grande (MS), Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

É Lei: Consolidação das leis estaduais de Mato Grosso do Sul, de Evander, é sancionada

17/08/2022

20:00

ASSECOM

Adriana Viana

Foi publicada hoje, 17, a Lei Complementar 299/2022, do deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas), no Diário Oficial do Estado, a qual dispõe sobre a elaboração, a redação, a alteração, a consolidação, e a revogação das leis, conforme determina §2º do art. 65 da Constituição Estadual, e dá outras providências. A lei classifica, compila, reúne, consolida e revoga as leis estaduais em vigor e define a forma como as próximas serão elaboradas.

Considerada a “Lei das Leis”, o novo regramento integra todas as leis pertinentes à determinada matéria em um único diploma legal, revogando-se formalmente as leis incorporadas, sem modificação do alcance nem interrupção da força normativa dos dispositivos consolidados, reunindo-as em um local apenas, de forma a facilitar seu conhecimento e consulta pela população.

Atualmente, para o cidadão se informar sobre um determinado assunto, é preciso buscá-lo em toda a legislação, por ser tema de diversas leis. “Nossa intenção é editar e compilar essas leis por assunto e, assim, facilitar a busca pelo cidadão ou o advogado que tenha interesse em conhecê-las. No site da Assembleia, em outros locais de busca e nas editoras, essas leis estarão reunidas, com a lei originária e as demais relacionadas inseridas à primeira, todas estando em uma lei apenas”.

A elaboração, a redação, a alteração e a consolidação das leis, conforme determina o § 2° do art. 65 da Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul, obedecerá ao disposto na nova lei. “A lei complementar dará novas diretrizes para elaboração de leis ordinárias, complementares, delegadas, emendas à Constituição, decretos legislativos e resoluções, informando como as próximas leis deverão ser escritas a partir de agora. A matéria aborda como deverá ser a estrutura para elaboração dos normativos, ordem de apresentação dos dispositivos e explicação sobre a redação de artigo, parágrafo, inciso, alínea, item, entre outros. Ela é uma espécie de passo-a-passo para a elaboração das novas leis”, explicou.

Para o autor da lei, trata-se de uma iniciativa de vanguarda, que colocará Mato Grosso do Sul no mesmo patamar de outros estados brasileiros que prezam pelo pragmatismo e publicidade das normas jurídicas. “Temos no Estado, leis que já saíram de vigor e ainda estão listadas na Constituição Estadual. Por isso, a ementa conta agora com a palavra ‘revogar’, que não existia anteriormente no texto. Nossa intenção também é a de revogar leis que não têm mais utilidade, tornando a nossa legislação mais clara e objetiva”, ressaltou Evander.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: