ECONOMIA
Agroindústria de vegetais processados em Terenos é reconhecida mundialmente
Produtora rural recebeu o acompanhamento do Senar/MS e recentemente ficou em terceiro lugar no Prêmio Mulheres Rurais – Espanha.
17/06/2022
20:00
ASSECOM
MICHELLE MACHADO
©DIVULGAÇÃO
Com uma produção de cerca de 600kg de vegetais minimamente processados por mês, a produtora rural, Dalvina Souza, consegue ajudar a renda de mais seis famílias na área rural de terenos, onde vive. Ao todo, 70% dos produtos são de plantio próprio e 30% são adquiridos de produtores vizinhos, movimentando a economia na região. A agroindústria é o assunto da série #TransformandoVidas desta semana.
Há dois anos a produtora rural trabalha na produção de vegetais prontos para consumo, como abobrinha, cenoura, beterraba, abóbora cabotiã, mandioca, pequi e batata doce. Hoje, são seis colaboradas que integram a Associação das Mulheres da Terra (ASMUTER). Recentemente, participaram do concurso Prêmio Mulheres Rurais – Espanha. A associação conquistou o terceiro lugar.
A agroindústria de Dalvina estava em fase de acabamento quando ela solicitou uma visita técnica do Senar/MS. Em abril de 2021 resolveu aderir ao ATeG Agroindústria. No início dos atendimentos, a produtora solicitou a visita da vigilância sanitária e conseguiu sua licença para comercializar os produtos.
“Depois de toda documentação pronta, todo o trâmite que a gente fez em relação a autorizações, conseguimos levar o nosso produto para o mercado. Teve boa aceitação”, diz Dalvina.
Ao término das obras, a técnica instruiu a proprietária e colaboradoras a fazerem um fluxo de produção onde não houvesse contaminação cruzada, além de retirada de adornos e utilização de touca, máscara, avental e sapatos adequados na hora da manipulação. No decorrer dos atendimentos, foi feito inventário de recursos, lançamentos de despesas e receita mês a mês, algumas recomendações na parte estrutural e relacionada as Boas Práticas de Fabricação.
“O Senar fez grande diferença na nossa vida, é uma transformação a cada dia que eu recebo as visitas, as pessoas que dão atenção para gente. É muito importante você ter um órgão, um estabelecimento que dê atenção. É o que nós estamos recebendo hoje com o acompanhamento do Senar.”, ressaltou a produtora.
Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal no YouTube, e conteúdos sobre Agroindústria do Senar/MS em ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
"O eleitor só observa, decisão vem depois"
Leia Mais
Contribuintes podem acionar Justiça para recuperar IOF, mas decisão do STF ainda gera incertezas
Leia Mais
Cooperativismo entra na formação de aprendizes e fortalece inclusão produtiva da juventude
Leia Mais
MPMS abre investigação sobre exames de raio-X no Hospital Regional de MS e cobra plano de modernização
Municípios