Servidores estaduais terão apenas 2 feriados prolongados em 2022
Paixão de Cristo e "combinado" na semana de Nossa Senhora Aparecida serão afagos para os servidores
05/01/2022
09:20
CAMPOGRANDENEWS
JHEFFERSON GAMARRA
Fachada da governadoria do Estado de Mato Grosso do Sul
O ano de 2022 terá menos feriados prolongados do que 2021. O único feriado nacional prolongado será a Paixão de Cristo, dia 15 de abril, que tradicionalmente cai em uma sexta-feira, podendo ser emendado com o fim de semana.
O outro feriado prolongado para os servidores estaduais será feito no “jeitinho”. O dia do servidor público foi transferido para o dia 10 de outubro, no dia 11 será celebrada criação do Estado e dia 12 de outubro será feriado nacional em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida. Neste ano, as datas cairão na segunda, terça e quarta-feira.
Já o Carnaval, de 28 de fevereiro a 2 de março, embora algumas cidades adotem como feriado, a folia é considerada ponto facultativo. Normalmente, são considerados feriados prolongados quando as datas caem na segunda ou na sexta-feira.
Após o 1º de janeiro, celebração do ano-novo, ter caído no sábado, outros dois feriados nacionais serão comemorados aos fins de semana. O Dia mundial do Trabalho em 1º de maio e o Natal de 25 de dezembro, cairão no domingo.
Além dos citados, também são considerados feriados nacionais os dias 21 de abril (Tiradentes), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados) e 15 de novembro (Proclamação da República). Destes, pelo menos três deles cairão numa quarta-feira: 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro. Já o 21 de abril será numa quinta-feira e o 15 de novembro numa terça, dificultando os famosos feriados prolongados.
A portaria que estabelece os dias de pontos facultativos no ano de 2022, para os órgãos e as entidades de Mato Grosso do Sul foi publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) nesta quarta-feira (5).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Fábio Trad vê com bons olhos candidatura de Simone Tebet em São Paulo e avalia impacto positivo para o PT em MS
Leia Mais
Planejamento de 2026 prioriza obras, logística integrada e habitação em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Nelsinho Trad cobra votação urgente do Gás do Povo para garantir continuidade do benefício em Campo Grande
Leia Mais
Despachante acusado de liderar esquema no Detran-MS depõe após dois anos foragido
Municípios