Política /Assembleia Legislativa
Empresa paraguaia vai construir novo plenário da Assembleia Legislativa de MS por R$ 102 milhões
Consórcio entre Brasil e Paraguai terá 18 meses para concluir obra de 11 mil m² com estrutura moderna e sustentável
29/10/2025
14:00
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) assinou contrato para a construção do novo plenário e bloco administrativo de apoio do Parlamento estadual. A obra será executada pelo Consórcio Novo Plenário, formado pela empresa brasileira Paulitec Construções Ltda. e pela paraguaia Tecnoedil S.A. Constructora, com valor total de R$ 102.434.406,83.
O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial da Alems, oficializando a parceria binacional. Embora o consórcio conte com participação paraguaia, a empresa brasileira é a líder do projeto, responsável pela coordenação geral da execução.
De acordo com o contrato, o consórcio será responsável por fornecer todo o material e a mão de obra necessária à construção. O prazo estabelecido é de 18 meses para conclusão das obras a partir da ordem de execução, com vigência contratual de 19 meses, contados desde 27 de outubro de 2025, data da assinatura do documento.
O novo complexo legislativo terá 11.392 m² de área construída, sendo 6.165,11 m² destinados ao edifício principal e 5.216,95 m² aos estacionamentos subterrâneos. A estrutura será mista de aço com steel deck, distribuída em múltiplos pavimentos, com foco na eficiência funcional e modernização dos fluxos internos.
O projeto arquitetônico contempla:
Novo plenário principal com galerias para o público;
Salas técnicas de som e transmissão;
Estúdios de gravação e mídia;
Sanitários acessíveis e áreas de apoio à Mesa Diretora;
Secretarias das Comissões Permanentes e setores administrativos;
Áreas técnicas e institucionais projetadas para uso intensivo e acessibilidade.
A proposta prevê a criação de um ambiente moderno, funcional e integrado, pensado para atender as demandas do Legislativo sul-mato-grossense pelos próximos 50 anos.
O arquiteto Paulo Delmondes, responsável pelo projeto, explicou que a concepção da nova sede foi inspirada em referências de outras assembleias do país e construída com base em consultas técnicas e operacionais com servidores e gestores da Casa.
“Buscamos unir tecnologia de ponta, funcionalidade e conforto institucional, com soluções que atendam ao Legislativo por ao menos dez legislaturas”, destacou Delmondes.
O projeto também adota princípios de sustentabilidade, como o uso racional do solo, preservação da vegetação nativa e implantação de estacionamentos subterrâneos, que reduzem o impacto ambiental e valorizam a paisagem da região.
“Um dos pilares do projeto foi respeitar os limites ambientais e incorporar soluções sustentáveis, conciliando eficiência construtiva e preservação do entorno”, completou o arquiteto.
O plenário atual da Alems será preservado e incorporado à nova estrutura, funcionando de forma interligada, porém com autonomia funcional.
“O novo edifício dialoga com o prédio existente, permitindo integração, flexibilidade de uso e ampliação das atividades institucionais”, explicou Delmondes.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bolsonaro depõe por cinco minutos sobre arma apreendida com segurança
Leia Mais
Justiça dos EUA aceita Brasil em ação de Rumble e Trump Media contra Moraes
Leia Mais
Velório de Marcelo Miranda será aberto ao público na Assembleia Legislativa
Leia Mais
Sinais de Trump na América Latina acendem alerta para eleição brasileira de 2026
Municípios