Política Internacional
Trump parabeniza Lula pelos 80 anos e diz que reunião foi “ótima”
Presidentes reforçam tom diplomático após encontro na Malásia e indicam continuidade das negociações comerciais entre EUA e Brasil
27/10/2025
11:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou nesta segunda-feira (27) a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizada no domingo (26) durante a Cúpula do Leste Asiático, em Kuala Lumpur, na Malásia. Em conversa com jornalistas a bordo do Air Force One, Trump classificou o encontro como “ótimo” e aproveitou para parabenizar Lula pelos 80 anos, completados neste mesmo dia.
“Tivemos uma ótima reunião. Vamos ver o que acontece. Não sei se alguma coisa vai acontecer, mas veremos. Eles gostariam de fechar um acordo. No momento, estão pagando, acho, 50% de tarifa. Mas tivemos uma ótima reunião”, afirmou o republicano, em tom otimista.
O diálogo entre os dois líderes ocorre em meio às negociações para reduzir as tarifas impostas pelos EUA às exportações brasileiras, uma das principais pautas da viagem presidencial de Lula à Ásia.
Trump aproveitou a entrevista para elogiar a vitalidade de Lula e manifestar apreço pessoal.
“Quero desejar feliz aniversário ao presidente. Hoje é o aniversário dele. Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e fiquei muito impressionado. Feliz aniversário!”, declarou o presidente americano, segundo transcrição divulgada pela Casa Branca.
A mensagem reforçou o tom amistoso do encontro, marcado por cordialidade e foco em acordos econômicos, apesar das diferenças políticas e ideológicas entre os dois chefes de Estado.
Também na Malásia, Lula comentou o diálogo com Trump e destacou que a conversa foi “positiva e respeitosa”, além de reafirmar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é “coisa do passado”.
“Disse pra ele que foi um julgamento sério, com provas contundentes. Expliquei a gravidade do que tentaram fazer — o plano para matar a mim, meu vice e o ministro Alexandre de Moraes. Ele sabe que ‘rei morto, rei posto’. Bolsonaro faz parte do passado”, afirmou Lula.
O presidente brasileiro reiterou que a relação com os Estados Unidos será de cooperação e pragmatismo, baseada em interesses econômicos e diplomáticos mútuos.
“Quem imaginava que não ia ter relação entre Brasil e Estados Unidos, perdeu. Vai ter — e vai ser produtiva para os dois países e para a democracia”, declarou o petista.
Segundo fontes do Ministério das Relações Exteriores, as equipes técnicas dos dois países continuarão nas próximas semanas a discutir um acordo para reverter o tarifaço norte-americano, com reuniões setoriais envolvendo comércio, energia e tecnologia.
O gesto de Trump é visto como um recomeço diplomático nas relações bilaterais, que haviam sido abaladas durante o governo Bolsonaro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Médicos da Santa Casa protestam contra cinco meses de salários atrasados
Leia Mais
Associação do Distrito de Montese recebe título de Utilidade Pública Estadual
Leia Mais
Trecho da MS-141 entre Angélica e o Rio Ivinhema passa a se chamar Rodovia Josué Teles da Silva
Leia Mais
Suzano abre dois processos seletivos em Mato Grosso do Sul
Municípios