Campo Grande (MS), Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026

Desenvolvimento Social / Economia Solidária

Parceria entre Suzano, Sebrae e Senai leva curso de costura criativa à comunidade indígena Ofaié, em Brasilândia

Projeto promove geração de renda sustentável, valorização cultural e fortalecimento da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul

28/01/2026

11:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Suzano, em parceria com o Sebrae e o Senai, está promovendo uma formação em costura criativa para famílias da comunidade indígena Ofaié, em Brasilândia (MS). A iniciativa integra o Programa de Relacionamento da companhia e tem como foco a geração de trabalho e renda, aliada à valorização do artesanato regional e ao fortalecimento da agricultura familiar.

Iniciado em novembro de 2025, o curso segue até abril de 2026 e totaliza 320 horas-aulas. Durante a capacitação, as participantes produzem ecobags, bolsas, almofadas, toalhas e caminhos de mesa, peças que expressam a identidade cultural Ofaié e ampliam as oportunidades de renda sustentável para as famílias envolvidas.

Qualificação com identidade cultural

Segundo Andreone Souza, coordenador de Relacionamento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul, a iniciativa vai além da capacitação técnica.

“Fortalecer o artesanato e as habilidades da comunidade Ofaié é investir na valorização da cultura tradicional e, ao mesmo tempo, incentivar a geração de renda e a autonomia econômica dessas famílias. Isso está diretamente ligado a um dos nossos principais direcionadores: só é bom para nós se for bom para o mundo”, afirmou.

Ele destaca ainda que a parceria com Sebrae e Senai amplia as possibilidades de qualificação profissional, sempre de forma culturalmente apropriada, abrindo novos caminhos para o desenvolvimento econômico sustentável da comunidade.

Estrutura e ampliação da produção

Para viabilizar o curso, a Suzano forneceu cinco máquinas de costura industrial, além de materiais essenciais para a produção. Com esses recursos, as participantes aprendem a confeccionar bolsas, mochilas e cases para computadores, com a perspectiva de avançar para a produção de peças de vestuário, ampliando o portfólio de produtos e o potencial de comercialização.

Ao todo, 20 pessoas são beneficiadas diretamente pela formação.

“Incentivar o artesanato de comunidades como a Ofaié é colaborar com a preservação da história e das tradições dos povos indígenas da região”, reforça Andreone Souza.

Ações integradas de desenvolvimento sustentável

O curso de costura criativa faz parte do Projeto de Relacionamento com a Comunidade Indígena Ofaié, iniciado pela Suzano no segundo semestre de 2024. O projeto atua em diversas frentes, como apicultura, pecuária, horticultura e artesanato tradicional.

Entre os resultados já alcançados, destacam-se:

  • Implantação de cinco hortas familiares, totalizando 750 m², com cultivo de quiabo, abóbora, feijão, maxixe, mandioca, berinjela e jiló;

  • Entrega de equipamentos para início da produção de mel;

  • Reforma de oito quilômetros de cercas, garantindo melhores condições para a criação de animais.

As ações beneficiam, direta e indiretamente, 27 famílias que vivem na comunidade Ofaié, fortalecendo a segurança alimentar, a autonomia produtiva e a geração de renda local.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota práticas de inovação e sustentabilidade, desenvolvendo produtos a partir de matéria-prima renovável.

Seus produtos estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose, itens de higiene pessoal, papéis para embalagens, copos, canudos e papéis para imprimir e escrever. Entre as marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report® e Mimmo®.

Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a Suzano tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Mais informações em suzano.com.br.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: