Política / Assembleia Legislativa
Gerson Claro defende protagonismo de MS na agenda climática durante Pré-COP30 em Campo Grande
Presidente da Assembleia Legislativa destaca compromisso do Estado com a sustentabilidade e neutralidade de carbono
30/09/2025
13:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Pré-COP30 Oficial Bioma Pantanal, evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), reuniu nesta terça-feira (30), em Campo Grande, autoridades nacionais e internacionais, governadores, pesquisadores e representantes da sociedade civil. O encontro, sediado no auditório da Faculdade Insted, debateu o papel de estados e municípios na construção de políticas climáticas e de biodiversidade.
Na abertura, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), defendeu que o Estado seja reconhecido como protagonista internacional nas agendas de sustentabilidade.
“O Brasil não é o vilão, o Mato Grosso do Sul certamente não é o vilão do clima. Pelo contrário, somos um estado comprometido com a sustentabilidade, com a neutralidade de carbono que buscamos alcançar”, afirmou.
O parlamentar lembrou que, após o cenário crítico de queimadas em 2024, neste ano os incêndios foram praticamente controlados graças à integração entre governo, instituições e sociedade.
“Sustentabilidade é um ativo nosso. Precisamos mostrar ao mundo que o Pantanal é símbolo de compromisso com a preservação, com a transição energética e com políticas inovadoras, como o Fundo Pantanal. A Assembleia Legislativa está alinhada a essa agenda e pronta para contribuir com o debate que o Brasil levará à COP30”, destacou Gerson Claro.
O encontro em Campo Grande é considerado estratégico por levar às discussões globais da COP30 as particularidades do Pantanal, bioma reconhecido mundialmente por sua biodiversidade e relevância ambiental.
O evento reforça a necessidade de conciliar desenvolvimento e preservação, colocando Mato Grosso do Sul como exemplo de políticas inovadoras e sustentáveis em nível internacional.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Empresário acusado de mandar executar motorista de van morre em hospital de Ponta Porã
Leia Mais
Deputado Rinaldo Modesto celebra revogação de decreto que retirava gratificações de professores temporários da Reme
Leia Mais
Portugal aprova nova Lei de Estrangeiros em ritmo acelerado; especialistas apontam riscos a direitos de imigrantes
Leia Mais
Senado aprova tratado global dos oceanos com articulação de Nelsinho Trad
Municípios