Política / Justiça
Gilmar Mendes chora ao elogiar gestão de Barroso no STF: “Período complexo da democracia”
Decano destacou julgamento da trama golpista e exaltou papel de Alexandre de Moraes; Fachin e Moraes assumem presidência e vice na próxima semana
25/09/2025
18:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), se emocionou nesta quinta-feira (25) ao prestar homenagem a Luís Roberto Barroso, que presidiu sua última sessão à frente da Corte. Em discurso marcado por lágrimas, Gilmar ressaltou que o período da gestão de Barroso foi “um dos mais complexos da trajetória institucional do STF e da democracia brasileira”.
Gilmar relembrou o julgamento da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, classificando-o como um momento histórico:
“A presidência de Vossa Excelência entra para a história como a primeira vez em que um chefe de Estado, ao lado de militares de alta patente, é condenado por golpe ou tentativa de golpe de Estado no Brasil. Trata-se de um evento raríssimo também em termos mundiais.”
Segundo o decano, Barroso conduziu o tribunal em meio a uma ofensiva sem precedentes contra a Justiça brasileira:
“Foi uma situação insólita, que exigiu coragem, equilíbrio e serenidade. Vossa Excelência soube responder a essas investidas com firmeza inabalável, mas também com elegância, cordialidade e urbanidade, que sempre pautaram sua vida pública.”
Gilmar Mendes também fez questão de reconhecer a atuação do ministro Alexandre de Moraes, que assume a vice-presidência do STF:
“Sem exagero, acho, quase ou verdadeiramente heroico, o papel desempenhado pelo ministro Alexandre de Moraes.”
Na segunda-feira (29), o STF dará posse a Edson Fachin como novo presidente e a Alexandre de Moraes como vice-presidente, em substituição a Barroso.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eleitor sem memória, inocente ou conivente?
Leia Mais
Brasil aguarda resposta dos EUA sobre ‘mapa do caminho’ para negociações que podem derrubar tarifaço de 50%
Leia Mais
Ex-prefeito de Nioaque é condenado por nepotismo e terá de devolver salários pagos a cunhada e esposa de ex-chefe de gabinete
Leia Mais
Com receita recorde, JBS cresce em todas as unidades e reforça estratégia global no 3º trimestre de 2025
Municípios