Política / Assembleia Legislativa
Campanha Fogo Zero entra para o calendário oficial de MS e reforça combate a incêndios florestais
Projeto de lei de Pedrossian Neto é aprovado por unanimidade; mobilização conta com apoio da Reflore/MS e prevê ações educativas e capacitações
25/09/2025
13:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 127/2025, de autoria do deputado estadual Pedrossian Neto (PSD), que inclui a Campanha Fogo Zero no Calendário Oficial de Eventos do Estado. A proposta segue agora para sanção do Executivo.
A medida representa uma vitória para o setor de florestas plantadas e para a preservação ambiental, consolidando a campanha como uma mobilização anual no mês de maio, voltada à prevenção de incêndios florestais por meio de cursos, capacitações e ações educativas.
A iniciativa nasceu da atuação da Reflore/MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), por meio do Grupo de Trabalho de Combate aos Incêndios, que reúne empresas do setor e parceiros estratégicos.
Para Vanessa Bonfim, coordenadora do GT da Reflore/MS, a aprovação da lei é um marco para a causa:
“A inclusão da Campanha Fogo Zero no Calendário Oficial é um reconhecimento do esforço do setor florestal em mobilizar a sociedade contra os incêndios. Agora, teremos uma mobilização anual oficializada, ampliando as ações de prevenção, educação e conscientização, fortalecendo a proteção das áreas de floresta e a segurança da população.”
O autor do projeto, deputado Pedrossian Neto, destacou a relevância da iniciativa:
“É um projeto extremamente importante. Mato Grosso do Sul tem um patrimônio ambiental muito grande e precisa se conscientizar da necessidade de combater as queimadas. Essa campanha mobiliza toda a sociedade em torno da preservação, unindo poder público e setor produtivo.”
Com a sanção da lei, Mato Grosso do Sul dará mais um passo na consolidação de políticas públicas permanentes voltadas à prevenção de incêndios florestais, reforçando o trabalho conjunto entre poder público, setor produtivo e sociedade civil.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Morre o empresário Oscar Maroni, aos 74 anos
Leia Mais
Mega da Virada movimenta lotéricas com apostadores de última hora no último dia de 2025
Leia Mais
Prof.ª Gleice Jane encerra 2025 como a 2ª parlamentar mais propositiva da ALEMS
Leia Mais
Suzano abre seis processos seletivos em Mato Grosso do Sul com vagas em quatro municípios
Municípios