Acidentes / Tragédia
Queixadas na pista podem ter causado acidente aéreo que matou quatro no Pantanal
Avião pilotado por Marcelo Pantaneiro caiu em Aquidauana; vítimas incluem arquiteto chinês Kongjian Yu e cineastas brasileiros
24/09/2025
11:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O acidente aéreo que matou quatro pessoas na tarde de terça-feira (23), na Fazenda Barra Mansa, zona rural de Aquidauana (MS), pode ter sido provocado por queixadas (porcos selvagens) que atravessaram a pista no momento do pouso. Segundo relatos de trabalhadores rurais, o piloto teria tentado arremeter a aeronave, mas o avião perdeu força, caiu a cerca de 100 metros da cabeceira da pista e explodiu.
O avião, um Cessna PT-BAN, foi encontrado destruído, com as rodas para cima. As vítimas morreram carbonizadas. A operação de resgate durou cerca de nove horas, devido ao difícil acesso ao local, e envolveu equipes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. Os corpos foram levados ao Núcleo Regional de Medicina Legal de Aquidauana.
Segundo o Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), a aeronave tinha histórico de irregularidades. Ela havia sido apreendida em 2019, durante a Operação Ícaro, por adulteração em plaquetas de identificação e por operar com certificado de aeronavegabilidade cancelado. Após três anos sob custódia, foi devolvida em 2022 ao piloto e proprietário, Marcelo Pereira de Barros, conhecido como Marcelo Pantaneiro, também morto no acidente.
De acordo com informações iniciais da ANAC, o Cessna fabricado em 1958 não estava autorizado a realizar serviço de táxi aéreo.
Marcelo Pereira de Barros (Marcelo Pantaneiro) – piloto, empresário do turismo aéreo no Pantanal e fundador da Aerotrip.
Kongjian Yu – arquiteto e paisagista chinês, professor da Universidade de Pequim e criador do conceito de Cidades-Esponja, referência mundial em urbanismo sustentável.
Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz – cineasta e documentarista brasileiro, com produções exibidas em festivais internacionais e trabalhos para HBO e Arte1.
Rubens Crispim Jr. – documentarista, diretor de fotografia e produtor independente, com passagens por Discovery Channel, National Geographic, TV Globo, Arte1 e fundador da produtora Poseídos.
Amigos informaram que Yu e Luiz Ferraz trabalhavam juntos em um documentário sobre o conceito de cidades-esponja, unindo arquitetura sustentável e cinema.
A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que o caso será apurado pelo SERIPA IV (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), vinculado ao CENIPA.
A tragédia ocorre apenas oito dias após a queda de outra aeronave no Pantanal, em 16 de setembro, que vitimou o médico e pecuarista Ramiro Pereira de Matos, 67 anos, próximo à divisa entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia endurece metas de colesterol e cria categoria de risco extremo
Leia Mais
Lula se reúne com Zelensky em NY, diz não ver saída militar e defende criação do “Clube da Paz”
Leia Mais
Roberto Hashioka propõe anel viário para desviar tráfego pesado do perímetro urbano de Aral Moreira
Leia Mais
Paulinho da Força admite que PL da Dosimetria reduzirá pena de Bolsonaro
Municípios