Campo Grande (MS), Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025

Acidentes / Tragédia

Queixadas na pista podem ter causado acidente aéreo que matou quatro no Pantanal

Avião pilotado por Marcelo Pantaneiro caiu em Aquidauana; vítimas incluem arquiteto chinês Kongjian Yu e cineastas brasileiros

24/09/2025

11:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O acidente aéreo que matou quatro pessoas na tarde de terça-feira (23), na Fazenda Barra Mansa, zona rural de Aquidauana (MS), pode ter sido provocado por queixadas (porcos selvagens) que atravessaram a pista no momento do pouso. Segundo relatos de trabalhadores rurais, o piloto teria tentado arremeter a aeronave, mas o avião perdeu força, caiu a cerca de 100 metros da cabeceira da pista e explodiu.

O avião, um Cessna PT-BAN, foi encontrado destruído, com as rodas para cima. As vítimas morreram carbonizadas. A operação de resgate durou cerca de nove horas, devido ao difícil acesso ao local, e envolveu equipes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. Os corpos foram levados ao Núcleo Regional de Medicina Legal de Aquidauana.

Irregularidades da aeronave

Segundo o Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), a aeronave tinha histórico de irregularidades. Ela havia sido apreendida em 2019, durante a Operação Ícaro, por adulteração em plaquetas de identificação e por operar com certificado de aeronavegabilidade cancelado. Após três anos sob custódia, foi devolvida em 2022 ao piloto e proprietário, Marcelo Pereira de Barros, conhecido como Marcelo Pantaneiro, também morto no acidente.

De acordo com informações iniciais da ANAC, o Cessna fabricado em 1958 não estava autorizado a realizar serviço de táxi aéreo.

As vítimas

  • Marcelo Pereira de Barros (Marcelo Pantaneiro) – piloto, empresário do turismo aéreo no Pantanal e fundador da Aerotrip.

  • Kongjian Yu – arquiteto e paisagista chinês, professor da Universidade de Pequim e criador do conceito de Cidades-Esponja, referência mundial em urbanismo sustentável.

  • Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz – cineasta e documentarista brasileiro, com produções exibidas em festivais internacionais e trabalhos para HBO e Arte1.

  • Rubens Crispim Jr. – documentarista, diretor de fotografia e produtor independente, com passagens por Discovery Channel, National Geographic, TV Globo, Arte1 e fundador da produtora Poseídos.

Amigos informaram que Yu e Luiz Ferraz trabalhavam juntos em um documentário sobre o conceito de cidades-esponja, unindo arquitetura sustentável e cinema.

Investigação

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que o caso será apurado pelo SERIPA IV (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), vinculado ao CENIPA.

Outro acidente recente

A tragédia ocorre apenas oito dias após a queda de outra aeronave no Pantanal, em 16 de setembro, que vitimou o médico e pecuarista Ramiro Pereira de Matos, 67 anos, próximo à divisa entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: