Política / Manifestação
Até Odete Roitman entra na luta: Débora Bloch convoca atos contra PEC da Blindagem e PL da Anistia
Artistas e movimentos sociais ampliam mobilização contra medidas que podem favorecer condenados do 8 de Janeiro, incluindo Bolsonaro
21/09/2025
08:30
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
A mobilização contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia ganhou uma voz inesperada: a atriz Débora Bloch, intérprete da icônica vilã Odete Roitman, da novela Vale Tudo (TV Globo). Em vídeo divulgado neste sábado (20.set.2025), ela reforçou a convocação para os atos marcados em 19 estados e 22 capitais neste domingo (21).
“Quem comete crimes tem que ser investigado, julgado e condenado; não interessa se é deputado, ministro ou presidente da República”, afirmou Bloch, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Na última semana, a Câmara dos Deputados aprovou a PEC 3/2021, apelidada de PEC da Blindagem, que limita a prisão de parlamentares apenas em casos de flagrante por crimes inafiançáveis, como racismo e terrorismo.
Já o PL da Anistia, que prevê o perdão ou a redução de penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro, teve a urgência aprovada, permitindo que seja votado diretamente em plenário.
Críticos afirmam que as propostas representam retrocessos no combate à corrupção e à responsabilização de políticos. Um dos lemas das manifestações é: “Congresso inimigo do povo”.
Além de Débora Bloch, artistas como Anitta, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e o rapper Djonga têm usado as redes sociais para convocar os protestos.
O ponto alto deve ocorrer no Rio de Janeiro, com um show gratuito em Copacabana, reunindo Caetano, Chico e Gil em cima de um trio elétrico a partir das 14h. Em São Paulo, a concentração será no Masp, na Avenida Paulista, no mesmo horário.
Outras cidades como Belo Horizonte, Natal e Salvador terão atos pela manhã, com forte participação de músicos, atores e lideranças políticas.
A mobilização é organizada por frentes como a Povo Sem Medo e a Frente Brasil Popular, além de centrais sindicais e movimentos sociais. No Congresso, deputados do Psol, como Guilherme Boulos (SP), Erika Hilton (SP) e Tarcísio Motta (RJ), têm puxado a convocação.
Segundo os organizadores, o objetivo é pressionar o Senado Federal a rejeitar as medidas e alertar a sociedade sobre os riscos de blindar parlamentares e anistiar envolvidos em crimes contra o Estado Democrático de Direito.
Entre os artistas que vão se apresentar no ato, estão:
Artistas que se posicionaram contra a PEC e a favor dos atos:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mauro Vieira terá novo encontro com Marco Rubio no Canadá na próxima semana
Leia Mais
Radares voltam a funcionar em Campo Grande nesta terça-feira (4)
Leia Mais
Copom mantém taxa Selic em 15% ao ano, dentro do esperado pelo mercado
Leia Mais
Senado aprova ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda; quem ganha até R$ 5 mil deixará de declarar a partir de 2026
Municípios