Interior / Dourados
Motociclistas estão em quase metade dos acidentes de trânsito em Dourados
Levantamento da Agetran aponta 2.022 veículos envolvidos em ocorrências no 1º semestre; colisões lideram registros e excesso de velocidade é a principal causa
21/08/2025
12:15
DA REDAÇÃO
Equipe da Agetran e órgãos de segurança têm feito campanhas educativas de educação no trânsito ao longo do ano ©A. Frota
Quase metade dos acidentes de trânsito registrados no primeiro semestre de 2025 em Dourados envolveu motocicletas. Dados da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), com base em informações do próprio órgão, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, Polícia Militar e Samu, revelam que, dos 2.022 veículos envolvidos em ocorrências, 931 eram motos, o que representa 46,04% dos casos.
Na sequência aparecem:
Carros: 790 registros (39,07%);
Bicicletas: 145 registros (7,17%);
Caminhonetes: 91 registros (4,50%);
Pedestres: 18 registros (0,89%).
Esses grupos somam 97,67% dos envolvidos. Os 2,33% restantes se dividem entre caminhões, tratores, micro-ônibus, utilitários, ambulâncias e bicicletas elétricas. De acordo com o Detran/MS, a frota de Dourados soma 188 mil veículos.
O levantamento mostra que os principais registros foram:
690 colisões;
191 quedas de motocicleta;
106 quedas de bicicleta;
55 colisões laterais;
23 atropelamentos.
Apesar do alto número de ocorrências, houve redução no total de mortes. Entre janeiro e junho deste ano, 11 pessoas perderam a vida no trânsito, contra 13 no mesmo período de 2024.
Para o diretor-presidente da Agetran, Juscelino Cabral, a combinação de alta velocidade e falta de atenção é a principal responsável pelo número de acidentes.
“É fundamental que os motoristas adotem uma postura de direção defensiva, respeitando os limites de velocidade, mantendo a atenção na via e evitando distrações, para garantir a segurança no trânsito”, destacou Cabral.
Ele ressaltou que, embora campanhas educativas sejam realizadas ao longo do ano, o desrespeito às normas de circulação continua impactando de forma significativa no aumento das ocorrências.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bracell inicia construção da fábrica de celulose em Bataguassu em fevereiro de 2026
Leia Mais
Prefeito Marçal Filho recebe comitiva de Memuro, do Japão, em celebração aos 130 anos de relações diplomáticas Brasil–Japão
Leia Mais
FBI faz buscas na casa de John Bolton, ex-conselheiro de Trump e crítico do presidente
Leia Mais
Zanin devolve inquérito da venda de sentenças no TJMS ao STJ
Municípios