Campo Grande (MS), Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025

Política / Assembleia Legislativa

MP de Lula foi relativamente rápida, avalia Pedrossian Neto

Deputado vê medida como subsídio para empresários afetados pelo tarifaço dos EUA, mas defende solução negociada com governo norte-americano

14/08/2025

12:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD) avaliou que a medida provisória anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para socorrer empresas impactadas pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos foi tomada de forma “relativamente rápida”.

A MP prevê R$ 30 bilhões em crédito para exportadores prejudicados pelo tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, imposto pelo presidente norte-americano Donald Trump e em vigor desde 6 de agosto.

“É uma medida do governo tentando mitigar um pouco os efeitos do tarifaço, porque uma das maiores preocupações da economia nacional e hoje do Brasil como país é realmente esse desafio de política externa que o governo Trump impõe, com efeitos imensos para o Brasil e para o Mato Grosso do Sul”, afirmou Neto.

O parlamentar ressaltou que qualquer iniciativa de apoio ao exportador com crédito tributário, juros subsidiados ou equalização internacional representa uma forma de subsídio. No entanto, ponderou que o ideal seria uma solução diplomática:

“Fazer a equalização de juros é positivo, mas o que resolve o problema é sentar e encontrar uma solução negociada com os norte-americanos.”

Críticas à política externa

Pedrossian Neto também criticou a condução da política externa brasileira, afirmando que o governo adotou “medidas provocatórias” em relação aos Estados Unidos. Ele citou como exemplo a discussão sobre a criação de uma moeda do BRICS.

“Não é nem interesse da China, nem da Índia, nem tampouco da Rússia. Sabendo que o Trump é como é, achei totalmente desnecessário levantar essa pauta. Não é pauta do Brasil, nem dos BRICS.”


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: