Política / Assembleia Legislativa
MP de Lula foi relativamente rápida, avalia Pedrossian Neto
Deputado vê medida como subsídio para empresários afetados pelo tarifaço dos EUA, mas defende solução negociada com governo norte-americano
14/08/2025
12:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD) avaliou que a medida provisória anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para socorrer empresas impactadas pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos foi tomada de forma “relativamente rápida”.
A MP prevê R$ 30 bilhões em crédito para exportadores prejudicados pelo tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, imposto pelo presidente norte-americano Donald Trump e em vigor desde 6 de agosto.
“É uma medida do governo tentando mitigar um pouco os efeitos do tarifaço, porque uma das maiores preocupações da economia nacional e hoje do Brasil como país é realmente esse desafio de política externa que o governo Trump impõe, com efeitos imensos para o Brasil e para o Mato Grosso do Sul”, afirmou Neto.
O parlamentar ressaltou que qualquer iniciativa de apoio ao exportador com crédito tributário, juros subsidiados ou equalização internacional representa uma forma de subsídio. No entanto, ponderou que o ideal seria uma solução diplomática:
“Fazer a equalização de juros é positivo, mas o que resolve o problema é sentar e encontrar uma solução negociada com os norte-americanos.”
Pedrossian Neto também criticou a condução da política externa brasileira, afirmando que o governo adotou “medidas provocatórias” em relação aos Estados Unidos. Ele citou como exemplo a discussão sobre a criação de uma moeda do BRICS.
“Não é nem interesse da China, nem da Índia, nem tampouco da Rússia. Sabendo que o Trump é como é, achei totalmente desnecessário levantar essa pauta. Não é pauta do Brasil, nem dos BRICS.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Projeto de Rodolfo Nogueira que exclui MST de conselho sobre paz no campo avança na Câmara
Leia Mais
Eduardo Bolsonaro ameaça Alexandre de Moraes e articula novas sanções contra autoridades brasileiras nos EUA
Leia Mais
Com relatoria de Rodolfo Nogueira, comissão aprova isenção de ITR para imóveis rurais com brigada florestal
Leia Mais
Zeca do PT pede patrulha mecanizada e veículo de grande porte para assentamento em Selvíria
Municípios