Economia / Comércio Exterior
Barbosinha avalia que reuniões na Ásia podem ajudar Brasil a enfrentar tarifaço dos EUA
Vice-governador defende manutenção do diálogo com Washington e projeta instalação de sétima fábrica de celulose em MS
11/08/2025
15:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A agenda internacional do governador Eduardo Riedel (PSDB) na Missão Ásia pode contribuir para reduzir os impactos da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segundo avaliação do vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD).
Nesta segunda-feira (11), Riedel cumpre compromissos no Japão. Para Barbosinha, o estreitamento das relações comerciais com países asiáticos é estratégico para o Estado.
“Sem dúvidas, essa viagem à Ásia vai ajudar. Quase 50% do produto de MS é exportado para a Ásia. Para abrir novos mercados, a viagem é bem importante”, afirmou.
Apesar de apostar no fortalecimento do comércio com a Ásia, Barbosinha defendeu a manutenção das negociações com os EUA.
“O diálogo com os EUA deve continuar, é fundamental. A questão estratégica é dialogar e resolver o problema do tarifaço o mais rápido possível.”
O vice-governador também adiantou que Riedel está otimista com as conversas mantidas na Ásia e que há a possibilidade de viabilizar a sétima fábrica de celulose em Mato Grosso do Sul.
“O governador está bem animado e tem relatado conversas muito importantes que teve na Índia, visitando governadores, conversando com empresários, levando a Rota Bioceânica e o que ela representa. Encerra a viagem em Singapura, possivelmente fechando a sétima fábrica de celulose no nosso Estado, que é a gigante Bracell”, disse.
A Bracell já confirmou a construção de sua primeira unidade no município de Bataguassu. O governo estadual busca viabilizar uma segunda planta, desta vez em Água Clara.
A Missão Ásia percorre Singapura, Japão e Índia. O roteiro começou no dia 6, em Mumbai, com reunião com o governador do estado de Maharashtra, C. P. Radhakrishnan, e encontros com representantes da Mahindra para discutir tecnologia, intercâmbio e negócios.
Na Índia, Riedel também participou do Lide Brazil Índia Fórum, onde apresentou as potencialidades de Mato Grosso do Sul como potência agroambiental, líder em segurança alimentar, transição energética e sustentabilidade. Além disso, destacou a Rota Bioceânica, que conecta o Estado a mercados globais por meio de um corredor logístico estratégico.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PL oficializa nova diretoria em Mato Grosso do Sul com Reinaldo Azambuja na presidência
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad recebe Diploma de Honra ao Mérito do Governo do Japão
Leia Mais
Coronel David propõe Utilidade Pública Estadual ao Instituto Pedro Arantes em Três Lagoas
Leia Mais
Ciro Nogueira atribui “prejuízo gigantesco” a Eduardo Bolsonaro e afirma que Centrão vai comandar campanha da direita em 2026
Municípios