Política Internacional
Lula e Putin discutem paz entre Rússia e Ucrânia e reforçam cooperação Brasil-Rússia no BRICS
Líderes conversaram por 40 minutos; Putin agradeceu empenho do Brasil em busca de solução pacífica para o conflito e elogiou resultados da Cúpula do BRICS no Rio
09/08/2025
11:00
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã deste sábado (9), um telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin, para tratar de temas internacionais e da relação bilateral entre Brasil e Rússia. A conversa, que durou cerca de 40 minutos, teve como foco os esforços de paz no conflito entre Rússia e Ucrânia e a ampliação da cooperação no âmbito do BRICS.
Durante a ligação, Putin compartilhou detalhes das discussões em curso com os Estados Unidos e atualizou Lula sobre as iniciativas mais recentes voltadas à busca de uma solução pacífica para a guerra. O líder russo agradeceu o empenho e o interesse do Brasil no tema.
Lula reafirmou que o Brasil sempre apoiou o diálogo e está à disposição para colaborar no que for necessário, inclusive no Grupo de Amigos da Paz, criado por iniciativa conjunta de Brasil e China.
“O Brasil sempre estará ao lado do diálogo e da solução pacífica. Nosso governo está pronto para contribuir no que for preciso”, destacou Lula durante a conversa.
Os presidentes também debateram o atual cenário político e econômico internacional, ressaltando a importância da cooperação entre Brasil e Rússia no bloco formado ainda por China, Índia e África do Sul.
Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do BRICS, realizada nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro, que contou com a participação de chefes de Estado e de Governo das 11 economias emergentes que compõem o grupo.
Na esfera bilateral, Lula e Putin reforçaram a intenção de organizar ainda este ano a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia, mecanismo que reúne autoridades dos dois países para tratar de comércio, investimentos, ciência, tecnologia e outros temas estratégicos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste sábado, 9 de agosto, telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Na ligação, que durou cerca de 40 minutos, o presidente Putin compartilhou informações a respeito de suas discussões em curso com os Estados Unidos e os recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia. O presidente Putin agradeceu o empenho e interesse do Brasil nesse tema. O presidente Lula enfatizou que o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China.
Os presidentes também discutiram o atual cenário político e econômico internacional. Falaram sobre a cooperação entre ambos os países no âmbito do BRICS. O presidente Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do BRICS realizada nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro. Na esfera bilateral, reforçaram a intenção de organizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mudança no foro especial não deve beneficiar Bolsonaro, avaliam ministros do STF
Leia Mais
Vence prazo de afastamento de desembargadores suspeitos de vender sentenças no TJMS
Leia Mais
Tarifas de Trump contra o Brasil são “mais latido do que mordida”, avalia The Economist
Leia Mais
Após encontro com PSD de Kassab, Lula busca aproximação com Republicanos de Hugo Motta
Municípios