Política / Assembleia Legislativa
Missão de MS encerra etapa na Índia e fortalece parcerias comerciais com mercado asiático
Governador Eduardo Riedel e comitiva destacam oportunidades em tecnologia, agronegócio e logística; próxima parada será no Japão
08/08/2025
20:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A comitiva liderada pelo governador Eduardo Riedel, acompanhada do diretor-presidente da FIEMS, Sergio Longen, e do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), deputado Gerson Claro (PP), concluiu nesta sexta-feira (8) a primeira etapa da Missão Internacional à Ásia, realizada na Índia. A agenda, voltada à captação de investimentos e fortalecimento de parcerias estratégicas, segue agora para compromissos no Japão e em Singapura.
Durante a passagem pela Índia, a comitiva participou de encontros com lideranças do setor produtivo e visitou empresas nas áreas de tecnologia da informação, agronegócio, energia, celulose e defensivos agrícolas.
Um dos destaques foi a visita à Tata Consultancy Services (TCS), referência global em tecnologia, que contou com a presença do ex-governador de São Paulo, João Doria.
O governador Eduardo Riedel avaliou positivamente a missão, ressaltando a similaridade de desafios e oportunidades entre Brasil e Índia:
“Acredito que foram muito produtivas todas as possibilidades que encontramos. Um país acolhedor, cheio de desafios, assim como o Brasil, com grande similaridade em relação a clima e meio ambiente. Podemos aprender muito.”
O presidente da Alems, deputado Gerson Claro, destacou o potencial econômico indiano e a necessidade de ação proativa do poder público brasileiro:
“É um país de um bilhão e meio de habitantes, com PIB superior a 4 trilhões de dólares, cultura, tradição, inovação e tecnologia. Mas não basta apenas acompanhar a transformação. É preciso coragem para fazer as mudanças que a nossa sociedade precisa. Essa é a minha missão, essa é a minha impressão.”
A missão seguirá agora para o Japão e, posteriormente, Singapura, com agendas voltadas à inovação, sustentabilidade e logística. Um dos objetivos centrais é a mobilização internacional para consolidar a Rota Bioceânica — corredor logístico que conectará o Brasil ao Oceano Pacífico via Paraguai, Argentina e Chile, reduzindo distâncias e custos nas exportações.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Reeleição de Eduardo Riedel pauta primeiro encontro do Progressistas em Campo Grande
Leia Mais
Bolsonaro sinaliza apoio a Tarcísio em 2026, mas condiciona candidatura à presença de Michelle como vice
Leia Mais
Proposta do governo retira exigência de autoescola para tirar CNH e pode reduzir custo em até 80%
Leia Mais
Casos suspeitos de intoxicação por metanol chegam a 127 no Brasil; 11 estão confirmados
Municípios