Política / Assembleia Legislativa
Missão de MS encerra etapa na Índia e fortalece parcerias comerciais com mercado asiático
Governador Eduardo Riedel e comitiva destacam oportunidades em tecnologia, agronegócio e logística; próxima parada será no Japão
08/08/2025
20:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A comitiva liderada pelo governador Eduardo Riedel, acompanhada do diretor-presidente da FIEMS, Sergio Longen, e do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), deputado Gerson Claro (PP), concluiu nesta sexta-feira (8) a primeira etapa da Missão Internacional à Ásia, realizada na Índia. A agenda, voltada à captação de investimentos e fortalecimento de parcerias estratégicas, segue agora para compromissos no Japão e em Singapura.
Durante a passagem pela Índia, a comitiva participou de encontros com lideranças do setor produtivo e visitou empresas nas áreas de tecnologia da informação, agronegócio, energia, celulose e defensivos agrícolas.
Um dos destaques foi a visita à Tata Consultancy Services (TCS), referência global em tecnologia, que contou com a presença do ex-governador de São Paulo, João Doria.
O governador Eduardo Riedel avaliou positivamente a missão, ressaltando a similaridade de desafios e oportunidades entre Brasil e Índia:
“Acredito que foram muito produtivas todas as possibilidades que encontramos. Um país acolhedor, cheio de desafios, assim como o Brasil, com grande similaridade em relação a clima e meio ambiente. Podemos aprender muito.”
O presidente da Alems, deputado Gerson Claro, destacou o potencial econômico indiano e a necessidade de ação proativa do poder público brasileiro:
“É um país de um bilhão e meio de habitantes, com PIB superior a 4 trilhões de dólares, cultura, tradição, inovação e tecnologia. Mas não basta apenas acompanhar a transformação. É preciso coragem para fazer as mudanças que a nossa sociedade precisa. Essa é a minha missão, essa é a minha impressão.”
A missão seguirá agora para o Japão e, posteriormente, Singapura, com agendas voltadas à inovação, sustentabilidade e logística. Um dos objetivos centrais é a mobilização internacional para consolidar a Rota Bioceânica — corredor logístico que conectará o Brasil ao Oceano Pacífico via Paraguai, Argentina e Chile, reduzindo distâncias e custos nas exportações.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Suspeita de salmonella após morte de Grazielle Machado acende alerta sobre contaminação alimentar
Leia Mais
2ª Corrida Sicredi abre novo lote de inscrições em Campo Grande
Leia Mais
Lula vem a MS para anunciar retomada da UFN-III e entrega de títulos no Itamarati
Leia Mais
Contar diz que pesquisas do PL indicam chapa com ele e Reinaldo ao Senado
Municípios