Política / Economia & Negócios
Riedel encerra agenda na Índia e desperta interesse de grandes empresas por Mato Grosso do Sul
Governador segue para o Japão na segunda etapa da missão internacional, com foco em ampliar exportações e atrair investimentos
08/08/2025
08:15
DA REDAÇÃO
Comitiva sul-mato-grossense durante agenda na Índia
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), encerrou na manhã desta sexta-feira (8) a primeira etapa da missão empresarial e governamental na Ásia, com agendas na Índia. Segundo o chefe do Executivo estadual, as reuniões abriram oportunidades de investimento para o Estado, com destaque para o interesse de grandes empresas internacionais.
Riedel avaliou que o momento foi estratégico, já que Brasil e Índia enfrentam sanções econômicas dos Estados Unidos.
“Empresas gigantes demonstraram grande interesse no Brasil e em Mato Grosso do Sul. Acho que foi o melhor momento para vir, considerando também a situação da Índia com o governo de Donald Trump e o desejo claro de abertura de mercados”, afirmou o governador.
Após apresentar o modelo de negócios e parcerias do Estado, Riedel relatou que várias empresas manifestaram interesse em realizar visitas técnicas para conhecer de perto o cenário econômico sul-mato-grossense.
A agenda incluiu reuniões com autoridades locais e empresários, além de encontro com o governador do Estado de Maharashtra, C.P. Radhakrishnan, em Mumbai.
Com mais de 1 bilhão de habitantes, a Índia recentemente ultrapassou a China como país mais populoso do mundo. O crescimento econômico acelerado a coloca entre os principais mercados globais dos próximos anos — e Mato Grosso do Sul busca aproveitar esse cenário para ampliar exportações e fortalecer relações bilaterais.
A missão agora segue para Tóquio, no Japão, onde a delegação participará de atividades ligadas à Expo Osaka 2025 e se reunirá com a Keidanren (Confederação Nacional da Indústria), além dos grupos Sumitomo e Mitsui, ambos com histórico de investimentos no agronegócio brasileiro.
A última fase será em Singapura, com encontros com o ministro do Comércio, Alvin Tan, e visitas a empresas e instituições como a RGE (controladora da Bracell), a MTAS (Associação dos Importadores de Proteína Animal) e os fundos soberanos Temasek e GIC. Também estão previstas reuniões com a Enterprise Singapore, agência de promoção de exportações.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Tebet sobre tarifaço: “Estados Unidos não podem se enganar, nosso maior parceiro comercial é a China e a Ásia”
Leia Mais
Câmara envia à Corregedoria pedidos de suspensão de 14 deputados após ocupação do plenário
Leia Mais
Multas aplicadas por radares em Campo Grande após contrato vencido podem ser anuladas pela Justiça
Leia Mais
Lia Nogueira cobra reforço na sinalização do anel viário de Dourados para evitar mortes
Municípios