Internacional
Passaporte brasileiro sobe para 16º lugar entre os mais poderosos do mundo em 2025
Documento garante acesso a 170 destinos sem visto; Singapura lidera o ranking global, seguido por Japão e países europeus
05/08/2025
08:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O passaporte brasileiro avançou mais uma posição no Henley Passport Index de 2025, subindo para o 16º lugar entre os documentos mais poderosos do mundo. Com ele, os brasileiros podem entrar em 170 países e territórios sem necessidade de visto prévio. A classificação é compartilhada com Argentina e San Marino.
O levantamento internacional é elaborado com base em dados exclusivos da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) e considera o número de destinos que cada passaporte permite acessar sem visto ou com visto na chegada.
1º lugar: Singapura, com acesso a 193 destinos
2º lugar: Japão
3º lugar: Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Irlanda e Itália (188 destinos)
No outro extremo, o Afeganistão permanece pelo sétimo ano consecutivo na última posição, com apenas 25 destinos liberados sem visto.
A ascensão do passaporte brasileiro tem sido progressiva:
2023: 20ª posição
2024: 17ª posição
2025: 16ª posição
A melhora no ranking reflete a estabilidade das relações diplomáticas do Brasil e a ampliação de acordos bilaterais de isenção de visto, além da credibilidade do documento no cenário internacional.
O Henley Passport Index é uma das principais referências globais sobre mobilidade internacional. A edição atual abrange 199 passaportes e 227 destinos e é atualizada mensalmente, com base em dados oficiais e acordos de viagem.
Segundo o site oficial do ranking, a ferramenta é considerada uma referência estratégica para governos, investidores globais e cidadãos de alto poder aquisitivo, em busca de mobilidade ampliada.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CNDH denuncia sanções dos EUA contra Moraes à ONU e pede revogação imediata
Leia Mais
Zé Teixeira solicita retomada de obras, recuperação de estrada e projeto cultural para escolas em MS
Leia Mais
Brasil e Paraguai destravam impasse tributário e retomam avanço da ponte da Rota Bioceânica
Leia Mais
Cancelamento online de serviços pode virar lei em MS: PL de Hashioka avança na Alems
Municípios