Economia / Política
ALEMS pode criar comissão para acompanhar impactos do tarifaço dos EUA em Mato Grosso do Sul
Deputados retomam sessões na próxima terça-feira (5) e tema deve dominar debates; presidente Gerson Claro defende diálogo e aplicação da Lei da Reciprocidade
01/08/2025
12:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O início do segundo semestre legislativo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), marcado para a próxima terça-feira (5), deve ter como destaque a possível criação de uma comissão especial para acompanhar os efeitos do tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida, anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump, entra em vigor no dia 7 de agosto e ameaça afetar diretamente setores estratégicos da economia, especialmente o agronegócio.
O presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), adiantou que o tema exigirá amplos debates e defendeu o diálogo como caminho prioritário. “Precisamos tratar a Lei da Reciprocidade Comercial, sancionada recentemente, como uma alternativa necessária frente às barreiras internacionais”, afirmou.
Claro destacou que o impacto do tarifaço poderá ser significativo para Mato Grosso do Sul, especialmente na exportação de commodities e produtos agroindustriais. Ao final do último semestre, o parlamentar já havia manifestado preocupação com a medida e sinalizado a importância de o Legislativo estadual acompanhar de perto as negociações do Governo Federal com os EUA.
A proposta de criar a comissão deve ser discutida entre os parlamentares logo na primeira sessão. Gerson Claro também mencionou a possibilidade de convocar uma reunião com os senadores Nelsinho Trad (PSD) e Tereza Cristina (PP) — que integraram a missão oficial do Senado aos Estados Unidos nesta semana para tratar do assunto.
Tereza Cristina foi relatora do PL 2.088/2023, que deu origem à Lei da Reciprocidade, permitindo que o Brasil adote contramedidas comerciais contra países ou blocos econômicos que restrinjam as exportações brasileiras, como Estados Unidos e União Europeia.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Arraiá do CRAS II anima Nova Porto XV com música, comidas típicas e integração comunitária
Leia Mais
Campo Grande realiza plantão de vacinação contra a gripe em dois pontos neste sábado
Leia Mais
Mega-Sena terá prêmio maior para quem acertar os seis números com nova regra de distribuição
Leia Mais
Lula reafirma abertura ao diálogo com EUA, mas adota cautela após tarifaço de Trump
Municípios