Trânsito / Cidadania Digital
Detran-MS encerra envio impresso de guias de licenciamento e digitalização será total a partir de agosto
Nova etapa começa com veículos de placas finais 7 a 0; medida visa economia, sustentabilidade e ampliação do acesso digital aos serviços
29/07/2025
16:30
DETRAN
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A partir de agosto de 2025, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) deixará de enviar guias de licenciamento impressas para os proprietários de veículos com placas terminadas de 7 a 0. A medida faz parte de uma transição definitiva para o meio digital, e em 2026 valerá para todos os veículos do estado.
Segundo o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, a decisão foi tomada com base em dados internos que mostram baixa eficácia do modelo tradicional. “A taxa de conversão das guias entregues pelos Correios é de apenas 9,2%. Já o portal Meu Detran responde por 54% dos pagamentos”, destaca o gestor.
Além de acompanhar a realidade digital da maioria dos usuários, o Detran-MS também pretende otimizar o uso de recursos públicos, antes destinados à impressão e ao envio das guias. Esses valores agora serão direcionados para projetos tecnológicos que melhorem os serviços oferecidos ao cidadão.
“Essa é uma evolução natural dos nossos serviços, impulsionada pela busca por eficiência e pela experiência do cidadão”, explica Rudel Trindade. “Nosso objetivo é oferecer ferramentas cada vez mais ágeis e acessíveis.”
A medida também integra a política estadual de Estado Digital e Estado Verde, promovendo a sustentabilidade ao reduzir o uso de papel e incentivando o uso de tecnologias públicas modernas, inclusivas e eficazes.
Os motoristas sul-mato-grossenses já contam com diversos canais digitais e presenciais para emitir a guia de licenciamento veicular. Veja as opções:
Portal Meu Detran: www.meudetran.ms.gov.br
Aplicativo Detran-MS: disponível para Android e iOS
WhatsApp da Glória: (67) 3368-0500 — assistente virtual que auxilia na emissão
Agências do Detran-MS: atendimento presencial permanece disponível para consultas e emissão de guias
A autarquia reforça que a transição será feita de forma segura e sem prejuízos aos contribuintes, com todos os canais de atendimento operando normalmente e prontos para prestar suporte.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Morre o empresário Oscar Maroni, aos 74 anos
Leia Mais
Mega da Virada movimenta lotéricas com apostadores de última hora no último dia de 2025
Leia Mais
Prof.ª Gleice Jane encerra 2025 como a 2ª parlamentar mais propositiva da ALEMS
Leia Mais
Suzano abre seis processos seletivos em Mato Grosso do Sul com vagas em quatro municípios
Municípios