Interior / Dourados
Prefeitura de Dourados acelera auditoria na Funsaud e promete diagnóstico completo em até três semanas
Relatório da empresa Taticca Allinial Global Brasil vai apontar situação contábil, fiscal e financeira da fundação responsável pelo Hospital da Vida e UPA; auditoria é a primeira da história da entidade
29/07/2025
13:10
DA REDAÇÃO
Débora Luíza, representante da Taticca, com o secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, e a presidente da Funsaud, Maria Izabel de Aguiar, durante audiência com o prefeito Marçal Filho ©A. Frota
A Prefeitura de Dourados iniciou uma força-tarefa para acelerar a auditoria independente na Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud), responsável pela gestão do Hospital da Vida e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O relatório final, que trará um diagnóstico completo da situação contábil, fiscal e financeira da fundação, deve ser concluído na segunda quinzena de agosto.
A auditoria está sendo conduzida pela consultoria Taticca Allinial Global Brasil, contratada por meio de licitação organizada pelo Governo do Estado. Com 32 auditores distribuídos em escritórios pelo país, a empresa tem como missão identificar contratos, licitações, dívidas tributárias, encargos sociais e acordos firmados desde a criação da fundação.
“É a primeira vez, desde que foi criada, que a Funsaud passa por uma auditoria independente. Em poucas semanas saberemos o que há por trás dessa instituição, que há mais de 10 anos opera no vermelho”, declarou o prefeito Marçal Filho.
Segundo Marçal, ainda durante o período de transição da atual gestão, foram detectadas inconsistências na relação da Funsaud com a Secretaria Municipal de Saúde, o que levou à reestruturação da diretoria da fundação. “Ela se comportava como uma entidade independente da prefeitura. Corrigimos essa distorção e colocamos a fundação em sintonia com a gestão municipal”, afirmou.
O secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, reforça que a auditoria é fundamental para garantir sustentabilidade financeira e qualidade nos serviços prestados à população de Dourados e dos 34 municípios atendidos. “Queremos uma fundação eficiente, transparente e capaz de oferecer atendimento digno nos serviços de urgência e emergência”, disse.
A presidente da Funsaud, Maria Izabel de Aguiar, informou que foi montada uma equipe especial para atender com agilidade às demandas dos auditores da Taticca. “Estamos trabalhando fora do expediente e aos sábados para reunir contratos, licitações, acordos e relatórios fiscais. Queremos entregar tudo no menor tempo possível”, ressaltou.
Com vasta experiência em auditorias públicas e privadas, a Taticca Allinial Global Brasil atua em diferentes frentes, incluindo análises contábeis, fiscais, trabalhistas, previdenciárias, revisão de políticas contábeis e implementação de sistemas de controle interno. A representante da empresa, Débora Luíza, destacou a seriedade do processo em andamento.
“Nosso time está preparado para apresentar soluções técnicas e propor melhorias de gestão com responsabilidade e profundidade”, afirmou.
Ao final do processo, a expectativa da prefeitura é usar o relatório como base para tomar decisões estratégicas quanto ao modelo de gestão da Funsaud, ampliando a transparência e o controle sobre os recursos públicos aplicados na saúde municipal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Marcos Pollon lança pré-candidatura ao Governo de MS em 2026 após racha no PL com filiação de Reinaldo Azambuja
Leia Mais
Mato Grosso do Sul bate recorde de mortes por gripe em 2025, com alta puxada pelo H1N1
Leia Mais
PEC da Blindagem deve ser enterrada no Senado, diz Otto Alencar após manifestações
Leia Mais
Governo Trump aplica Lei Magnitsky contra esposa de Alexandre de Moraes e amplia tensão com o Brasil
Municípios