Interior / Dourados
Prefeitura de Dourados acelera auditoria na Funsaud e promete diagnóstico completo em até três semanas
Relatório da empresa Taticca Allinial Global Brasil vai apontar situação contábil, fiscal e financeira da fundação responsável pelo Hospital da Vida e UPA; auditoria é a primeira da história da entidade
29/07/2025
13:10
DA REDAÇÃO
Débora Luíza, representante da Taticca, com o secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, e a presidente da Funsaud, Maria Izabel de Aguiar, durante audiência com o prefeito Marçal Filho ©A. Frota
A Prefeitura de Dourados iniciou uma força-tarefa para acelerar a auditoria independente na Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud), responsável pela gestão do Hospital da Vida e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O relatório final, que trará um diagnóstico completo da situação contábil, fiscal e financeira da fundação, deve ser concluído na segunda quinzena de agosto.
A auditoria está sendo conduzida pela consultoria Taticca Allinial Global Brasil, contratada por meio de licitação organizada pelo Governo do Estado. Com 32 auditores distribuídos em escritórios pelo país, a empresa tem como missão identificar contratos, licitações, dívidas tributárias, encargos sociais e acordos firmados desde a criação da fundação.
“É a primeira vez, desde que foi criada, que a Funsaud passa por uma auditoria independente. Em poucas semanas saberemos o que há por trás dessa instituição, que há mais de 10 anos opera no vermelho”, declarou o prefeito Marçal Filho.
Segundo Marçal, ainda durante o período de transição da atual gestão, foram detectadas inconsistências na relação da Funsaud com a Secretaria Municipal de Saúde, o que levou à reestruturação da diretoria da fundação. “Ela se comportava como uma entidade independente da prefeitura. Corrigimos essa distorção e colocamos a fundação em sintonia com a gestão municipal”, afirmou.
O secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, reforça que a auditoria é fundamental para garantir sustentabilidade financeira e qualidade nos serviços prestados à população de Dourados e dos 34 municípios atendidos. “Queremos uma fundação eficiente, transparente e capaz de oferecer atendimento digno nos serviços de urgência e emergência”, disse.
A presidente da Funsaud, Maria Izabel de Aguiar, informou que foi montada uma equipe especial para atender com agilidade às demandas dos auditores da Taticca. “Estamos trabalhando fora do expediente e aos sábados para reunir contratos, licitações, acordos e relatórios fiscais. Queremos entregar tudo no menor tempo possível”, ressaltou.
Com vasta experiência em auditorias públicas e privadas, a Taticca Allinial Global Brasil atua em diferentes frentes, incluindo análises contábeis, fiscais, trabalhistas, previdenciárias, revisão de políticas contábeis e implementação de sistemas de controle interno. A representante da empresa, Débora Luíza, destacou a seriedade do processo em andamento.
“Nosso time está preparado para apresentar soluções técnicas e propor melhorias de gestão com responsabilidade e profundidade”, afirmou.
Ao final do processo, a expectativa da prefeitura é usar o relatório como base para tomar decisões estratégicas quanto ao modelo de gestão da Funsaud, ampliando a transparência e o controle sobre os recursos públicos aplicados na saúde municipal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Homem que abandonou corpo em mata alega surto e passa por avaliação psiquiátrica
Leia Mais
TCE-MS lança projeto para ajudar municípios a implementar a Lei Geral de Proteção de Dados
Leia Mais
Detran-MS encerra envio impresso de guias de licenciamento e digitalização será total a partir de agosto
Leia Mais
Governo Lula estuda fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH no Brasil
Municípios