Economia / Cooperativismo
Governo de MS reforça papel das cooperativas no desenvolvimento sustentável durante o Coops Day em Dourados
Evento reuniu mais de 1.900 cooperados e destacou impacto do cooperativismo na geração de empregos, interiorização da economia e agroindustrialização
07/07/2025
08:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Durante a celebração do Dia Internacional das Cooperativas (Coops Day), realizada no último sábado (5), em Dourados, o Governo de Mato Grosso do Sul reforçou o protagonismo do cooperativismo como motor do desenvolvimento econômico e social no Estado. O evento, que reuniu mais de 1.900 cooperados em atividades esportivas, culturais e de lazer, também foi palco de importantes declarações do Executivo estadual sobre parcerias estratégicas com o setor.
Representando o Governo de MS, o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) afirmou que as cooperativas têm papel essencial na interiorização do crescimento econômico e na geração de oportunidades:
“Onde há cooperativa, há produção, geração de empregos, multiplicação de renda e desenvolvimento local. Elas nos ajudam a vencer um dos maiores desafios da gestão estadual, que é interiorizar o crescimento, fazendo-o chegar a cada município, por menor que seja.”
Barbosinha também destacou que Mato Grosso do Sul é hoje o Estado que mais cresce no Brasil, com mais de 20 mil novas vagas de emprego geradas em 2025, número histórico impulsionado, segundo ele, pela atuação cooperativa.
O fortalecimento das cooperativas integra a estratégia “Próspero” do Governo de MS, que apoia a criação e consolidação de cooperativas, especialmente no agronegócio, com foco na agroindustrialização regional. O modelo promove inclusão produtiva, competitividade e desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Estado.
Em reconhecimento internacional, 2025 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas, com o lema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, destacando o papel do setor na promoção de um crescimento econômico mais justo e inclusivo.
139 cooperativas registradas no Sistema OCB/MS
Mais de 15 mil empregos diretos gerados
Cerca de 660 mil cooperados, equivalente a 25% da população estadual
Presença em 77 municípios sul-mato-grossenses
Destaque nos setores de agropecuária, crédito, saúde, transporte, educação e consumo
Celso Régis, presidente da OCB/MS, enfatizou o impacto do setor na transformação social:
“Trabalhando em conjunto, conseguimos promover o progresso de muitas comunidades. Por meio das cooperativas, estamos construindo um mundo mais justo e inclusivo.”
Rogério Beretta, secretário-executivo da Semadesc, reforçou o papel estratégico do cooperativismo no campo:
“No agro, a união em torno das cooperativas assegura mais rentabilidade, competitividade e facilita a chegada dos serviços essenciais ao produtor. O cooperativismo é o caminho para chegar a cada propriedade rural do Estado.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS lança maior programa de regularização fundiária urbana em áreas da União
Leia Mais
Brasil tem 63% da riqueza concentrada em 1% da população e concede R$ 414 bilhões em isenções sem gerar empregos
Leia Mais
Médico denuncia vereadora por quebra de decoro após confusão em unidade de saúde de Dourados
Leia Mais
Lula critica Trump por ameaças a países do BRICS: “O mundo não quer um imperador”
Municípios