Infraestrutura / Integração Regional
Construção da ponte sobre o Rio Paraguai atinge 79% no lado paraguaio e segue dentro do cronograma
Obra binacional é estratégica para a Rota Bioceânica e deve ser concluída conforme previsto até o fim de junho
26/06/2025
20:30
DA REDAÇÃO
Obra atingiu o status de "superestrutura", explica o governo paraguaio ©Reprodução/Última Hora
A construção da ponte internacional sobre o Rio Paraguai, que ligará Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta, no Paraguai, alcançou 79% de execução no lado paraguaio, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (26) pelo Ministerio de Obras Públicas y Comunicaciones (MOPC). A obra, considerada estratégica para a Rota Bioceânica, segue em ritmo acelerado e deve cumprir o cronograma até o fim de junho, conforme o consórcio responsável.
A ponte, com 1.294 metros de extensão, possui um segmento estaiado de 632 metros, incluindo um vão central de 350 metros. Além da travessia principal, o projeto contempla dois viadutos de acesso e trechos rodoviários em ambas as margens.
Na margem paraguaia:
O aterro de acesso já recebeu a última camada de material
Avançam as bases para pavimentação da via de acesso
Está em fase de montagem o tabuleiro da ponte, com instalação dos cabos de sustentação da seção atirantada
A estrutura contará ainda com um canal de navegação de 195 metros de largura e 29 metros de altura livre, garantindo passagem para embarcações de médio porte.
A ponte é executada pelo Consórcio PY-BRA e fiscalizada pelo governo paraguaio. O investimento é de US$ 102,6 milhões, financiados pela margem paraguaia de Itaipu Binacional.
Paralelamente à ponte, as obras de ligação rodoviária entre Carmelo Peralta e Pozo Hondo, passando por Mariscal Estigarribia, também estão em execução. O Consórcio TCR, responsável pelo Lote 4, intensificou os trabalhos após atrasos causados por chuvas entre março e maio. As atividades incluem:
Limpeza e manutenção de vias de acesso
Retirada de vegetação e construção de cercas
Aterros e fundações em mais de 20 km de extensão
Construção do acesso ao aeroporto de Pozo Hondo
O investimento para os quatro lotes soma 669 milhões de guaranis (cerca de meio milhão de reais) e é financiado pelo Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata). O consórcio é composto pelas empresas Ingeniería de Topografía y Caminos S.A., Constructora Isacio Vallejos S.A. e Rovella Carranza S.A., com supervisão do Consórcio Chaco.
A ponte e os trechos rodoviários são fundamentais para consolidar a Rota Bioceânica, que encurtará a distância entre os portos chilenos no Pacífico e os mercados asiáticos, impulsionando o comércio exterior e reforçando a posição geopolítica de Mato Grosso do Sul no cenário internacional.
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