Educação / Inovação
Nova Andradina recebe prêmio por projetos de robótica sustentável e educação tecnológica
Iniciativas beneficiam mais de 1,4 mil alunos por ano e serão reconhecidas no 3º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes
24/06/2025
08:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O município de Nova Andradina, no interior de Mato Grosso do Sul, será homenageado com o Prêmio Projeto Inovador 2025, durante o 3º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, pelos projetos de robótica sustentável e educação tecnológica desenvolvidos na rede pública municipal de ensino.
A premiação reconhece o impacto dos projetos “Clube de Robótica Sustentável” e “Centro de Idiomas e Tecnologias (CIT)”, ambos implementados pela Secretaria Municipal de Educação, que promovem inclusão digital, criatividade e sustentabilidade, beneficiando mais de 1.400 alunos por ano.
Criado em 2022, o Clube de Robótica Sustentável surgiu como uma resposta aos desafios pós-pandemia, com o objetivo de estimular a criatividade, o raciocínio lógico e a consciência ambiental dos alunos. As atividades são realizadas no contraturno escolar, utilizando materiais recicláveis e kits de programação como o Arduino, nas Salas de Tecnologias Educacionais (SAMTECs) instaladas em todas as escolas, incluindo as da zona rural.
“Atualmente, são cerca de 400 alunos participantes por ano. Eles já se destacaram em diversas feiras de robótica com projetos funcionais, criativos e sustentáveis”, ressalta a coordenadora dos projetos, Paula Renata Marcheza Forti Garcia.
O segundo projeto premiado, o Centro de Idiomas e Tecnologias (CIT), oferece cursos gratuitos de inglês, espanhol, Libras, informática e robótica para estudantes de diversas faixas etárias, com turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno.
“Atendemos mais de mil estudantes por ano, oferecendo não só formação acadêmica, mas também cidadania digital e acesso a oportunidades”, destaca Paula.
O prêmio será entregue nos dias 26 e 27 de junho, durante o Congresso que ocorre no Bioparque Pantanal, em Campo Grande. O evento reúne prefeitos, gestores públicos, especialistas e empresas de tecnologia, e conta com apoio da Rede Cidade Digital (RCD), Prefeitura de Campo Grande, Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e Fiocruz.
“Esse prêmio mostra que, com planejamento e investimento, é possível transformar a educação pública em uma ferramenta de inclusão, sustentabilidade e inovação. É um orgulho para Nova Andradina”, comemora Paula Forti.
Além da entrega da premiação, o evento traz palestras e exposições de soluções tecnológicas desenvolvidas por empresas como:
eMaster
Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (IGTECH)
Printer do Brasil
Senfio
Petacorp
Portal de Compras Públicas
Gênesis Tecnologia
DATAPROM
Stelmat
Licitanet
Maximus Tributos
📅 Data: 26 e 27 de junho de 2025
📍 Local: Bioparque Pantanal – Campo Grande (MS)
🕗 Horário: Das 8h às 17h
💻 Inscrições gratuitas para servidores públicos: Acesse aqui
📲 Informações: [email protected] ou WhatsApp (41) 3015-6812
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Defesa de Bolsonaro nega plano de fuga e responde a Moraes no STF
Leia Mais
Países amazônicos pedem que região fique livre de ameaças e apoiam fundo para preservação das florestas
Leia Mais
Senador Marcos do Val desafia decisão de Alexandre de Moraes e faz live com tornozeleira eletrônica
Leia Mais
Flávio Dino afirma que STF não pode ceder a coações, chantagens e ameaças
Municípios