Política / Justiça
Eduardo Bolsonaro ignora notificações da PF e não responde sobre inquérito que apura atuação nos EUA
Deputado licenciado é investigado por suposta tentativa de influenciar governo Trump contra autoridades do STF
06/06/2025
18:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Polícia Federal (PF) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) não respondeu aos contatos feitos para notificá-lo sobre a abertura de um inquérito que apura sua atuação nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.
Segundo o relatório da PF enviado ao ministro Alexandre de Moraes, foram feitas tentativas de contato por e-mail funcional e pessoal, além de mensagens via celular e ligações ao gabinete parlamentar. As notificações, conforme os registros de entrega, foram recebidas, mas não houve qualquer retorno por parte do parlamentar, que atualmente se encontra nos EUA.
“Até a presente data, não houve qualquer retorno, manifestação ou resposta por parte do destinatário”, afirma o relatório.
O inquérito foi aberto por Moraes a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). O foco da investigação é a atuação de Eduardo Bolsonaro em solo norte-americano, onde, segundo a PGR, ele tenta influenciar o ex-presidente Donald Trump a impor sanções contra ministros do STF e outras autoridades brasileiras.
A Procuradoria aponta que o parlamentar estaria tentando interferir nas investigações sobre a tentativa de golpe de Estado, caso em que seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, é réu.
Entre os indícios apontados pela PGR estão:
Coação no curso do processo
Obstrução de investigação sobre organização criminosa
Abolição violenta do Estado Democrático de Direito
Na última quinta-feira (5), Jair Bolsonaro prestou depoimento à PF e admitiu ter enviado R$ 2 milhões por Pix para o filho Eduardo, alegando que os valores foram enviados para que o deputado “não passasse necessidade” enquanto estava nos EUA.
Dado que Eduardo Bolsonaro está fora do país, o ministro Alexandre de Moraes autorizou que ele envie os esclarecimentos por escrito. Ainda assim, a ausência de resposta preocupa os investigadores, que agora avaliam as próximas medidas a serem adotadas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Não se julgue pelas metas inalcançadas em 2025
Leia Mais
Exposição “Flores de Verão” encerra programação artística de 2025 na Galeria de Vidro, em Campo Grande
Leia Mais
Johnson & Johnson é condenada a pagar US$ 40 milhões a pacientes com câncer após uso de talco
Leia Mais
Ao desejar “boa sorte” a Flávio, Kassab afasta Tarcísio do rótulo de candidato de Bolsonaro
Municípios