Interior / Bataguassu
A Prefeitura de Bataguassu inaugura Escola Técnica Municipal e investe em qualificação profissional e inclusão social
Parceria com o MPT e Justiça do Trabalho garante estrutura moderna e cursos gratuitos para moradores da região
29/05/2025
20:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nesta sexta-feira (30), a Prefeitura de Bataguassu inaugura oficialmente a Escola Técnica do Centro Educacional Juventude do Amanhã (ETEC), um marco para a qualificação profissional e inclusão social no município. A unidade, implantada em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Justiça do Trabalho da 24ª Região, recebeu investimento de R$ 2 milhões provenientes de ação civil pública.
Localizada em um terreno de 4.800 m², a escola conta com quatro salas de aula, oficinas de mecânica e tornearia industrial, além de estruturas para cursos de pedreiro, garagem para caminhão e espaço de apoio. A iniciativa beneficia moradores de Bataguassu, Anaurilândia e Santa Rita do Pardo, com cursos gratuitos voltados à indústria e ao setor de serviços.
A criação da Escola Técnica nasceu ainda em 2020, na gestão do então prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, hoje deputado estadual. Ele idealizou o projeto em parceria com o juiz do trabalho Dr. Antônio Arraes Branco Avelino, decidindo utilizar a estrutura do antigo CEJA (Centro Educacional Juventude do Amanhã), o que evitou gastos com desapropriações e possibilitou a rápida viabilização da obra.
“Um momento histórico e um marco na qualificação profissional para Bataguassu e toda a região”, afirmou o parlamentar, que celebrou com entusiasmo a concretização de um projeto idealizado em sua gestão.
Curso de Mecânico de Máquinas Florestais (Máquinas Pesadas) – promovido pelo SENAI e MS Florestal
Carga horária: 340h | Início: Julho de 2025
Bolsa-auxílio: R$ 1.200,00
Requisitos: Ensino médio completo, CNH B (C é diferencial), noções de mecânica
Inscrições: WhatsApp (67) 98465-7734
Curso Técnico em Florestas – oferecido pelo SENAR
Duração: 2 anos | Carga horária: 1.200h
Modalidade: Híbrido (70% online, 30% presencial)
Público: Ensino médio completo
A gestão da unidade será feita pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETURD) e a Agência de Emprego e Renda, que também articulam parcerias com SEBRAE, SENAI, SENAR e outras instituições.
Durante a cerimônia de inauguração, convênios serão firmados para acolher e reintegrar trabalhadores resgatados de situações análogas à escravidão, com suporte jurídico, habitacional e educacional.
“Estamos plantando hoje as sementes que garantirão um amanhã melhor para nossos jovens, trabalhadores e toda a população de Bataguassu”, afirmou a prefeita Wanderleia Caravina, destacando o impacto da ETEC no futuro do município.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump oficializa tarifa global e impõe 50% ao Brasil, maior atingido entre dezenas de países
Leia Mais
Eleições 2022 não acabaram, de 2026 começaram!
Leia Mais
Parlamentares dos EUA tentam barrar tarifaço de Trump após visita de senadores brasileiros
Leia Mais
Aliado de Putin ameaça com “Mão Morta” nuclear após declaração de Trump sobre guerra e tarifas
Municípios