Interior / Bataguassu
Nova escola técnica será inaugurada em Bataguassu com cursos gratuitos e apoio a trabalhadores resgatados
Parceria entre Justiça do Trabalho, MPT e Prefeitura investe R$ 2 milhões na qualificação profissional de jovens e adultos da região
28/05/2025
14:00
MPT-MS
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Bataguassu dá um passo decisivo rumo ao fortalecimento da qualificação profissional com a inauguração da Escola Técnica do Centro Educacional Juventude do Amanhã, nesta sexta-feira, 30 de maio, às 10h (horário de MS). A nova unidade educacional, construída com recursos oriundos de uma ação civil pública do Ministério Público do Trabalho (MPT), atenderá gratuitamente moradores de Bataguassu, Anaurilândia e Santa Rita do Pardo.
O prédio foi construído com R$ 2 milhões, provenientes de multa aplicada a uma indústria alimentícia da região, condenada por irregularidades no controle da jornada de trabalho dos funcionários. A destinação do valor foi idealizada pelo juiz titular da Vara do Trabalho de Bataguassu, Antonio Arraes Branco Avelino, que observou a necessidade de dar oportunidade a jovens sem perspectiva de futuro por meio da educação técnica.
“A escola nasceu do desejo de mudar realidades e oferecer um caminho concreto para o crescimento pessoal e profissional dos nossos jovens e trabalhadores”, destacou o magistrado.
Com 4.800 m² de terreno e dois andares, a escola conta com:
Quatro salas de aula para cursos técnicos
Oficina de mecânica
Oficina de tornearia industrial
Quiosque para cursos de pedreiro
Depósito e garagem para caminhão
A estrutura foi projetada para oferecer cursos alinhados com as demandas do setor industrial e de serviços da região, com foco em geração de renda e empregabilidade.
Antes da inauguração oficial, às 9h da manhã, será realizada a assinatura de convênios entre a Justiça do Trabalho, a OAB, instituições filantrópicas, empresas locais e a Prefeitura. O objetivo é acolher trabalhadores resgatados de situações análogas à escravidão, oferecendo:
Moradia provisória por instituições assistenciais
Vagas de emprego por empresas parceiras
Assistência jurídica pela OAB
Cursos de qualificação pela nova escola técnica
Segundo o juiz Antonio Arraes, muitos trabalhadores resgatados “não têm para onde ir e precisam de suporte imediato para recomeçar suas vidas com dignidade”.
O projeto representa mais do que um investimento em infraestrutura. É uma iniciativa de justiça social, reintegração e desenvolvimento sustentável, que coloca a região de Bataguassu como referência em políticas públicas transformadoras.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Fernando Collor completa três meses em prisão domiciliar sob discrição em cobertura à beira-mar em Maceió
Leia Mais
Governo de MS repudia grito de guerra de novos policiais e determina aplicação de sanções legais
Leia Mais
Fábio Trad comenta divergências com o irmão Nelsinho após deixar o PSD e mantém portas abertas para novo partido
Leia Mais
Flávio César é eleito presidente do Comitê Gestor do IBS, instância máxima da Reforma Tributária
Municípios