Política / Eleições 2026
Fábio Trad vê com bons olhos candidatura de Simone Tebet em São Paulo e avalia impacto positivo para o PT em MS
Pré-candidato ao Governo afirma que saída da ministra do cenário estadual fortalece estratégia petista contra a reeleição de Riedel
30/01/2026
17:30
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
O pré-candidato do PT ao Governo de Mato Grosso do Sul, Fábio Trad, avaliou como positiva a possível transferência de domicílio eleitoral da ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), de Mato Grosso do Sul para São Paulo.
Segundo Fábio, a mudança favorece diretamente o projeto político do PT no Estado, uma vez que o partido não obteve garantias de que Simone apoiaria uma eventual aliança local envolvendo a disputa pelo Governo e pelo Senado.
“A decisão da Simone em ir para São Paulo é excelente para o PT de MS. Primeiro, porque ela vai ajudar o nosso candidato a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, em um colégio eleitoral maior, que trará muitos votos. Segundo, porque não vindo para MS, ela deixa de apoiar o governador Eduardo Riedel, candidato de preferência dela e adversário do PT daqui”, afirmou Fábio Trad.
Nos bastidores, o PT de Mato Grosso do Sul trabalhava com a hipótese de uma parceria eleitoral com Simone Tebet, tanto na disputa pelo Governo quanto para o Senado. No entanto, diante da indefinição e da sinalização de alinhamento da ministra com o atual governador, a possível candidatura em São Paulo passou a ser vista como estratégica para os petistas sul-mato-grossenses.
Para Fábio, a saída de Simone do cenário local elimina um fator de ambiguidade política e permite ao PT estruturar sua chapa de forma mais clara.
Sem Simone Tebet na disputa estadual, o PT deve lançar Fábio Trad como candidato ao Governo do Estado e Vander Loubet como principal nome para o Senado Federal.
Além disso, há a possibilidade de composição política com a senadora Soraya Thronicke (Podemos), visando a construção de uma aliança que concentre o eleitorado mais alinhado ao presidente Lula no estado.
Fábio Trad concluiu afirmando que a eventual mudança de Simone Tebet para São Paulo recebe o “sorriso de aprovação” do PT sul-mato-grossense, por fortalecer o palanque nacional e reorganizar o embate local contra o atual grupo no poder.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Planejamento de 2026 prioriza obras, logística integrada e habitação em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Nelsinho Trad cobra votação urgente do Gás do Povo para garantir continuidade do benefício em Campo Grande
Leia Mais
Despachante acusado de liderar esquema no Detran-MS depõe após dois anos foragido
Leia Mais
Coxim recebe carreta de saúde da mulher do programa Agora Tem Especialistas e amplia exames pelo SUS
Municípios