Interior / Coxim
Coxim recebe carreta de saúde da mulher do programa Agora Tem Especialistas e amplia exames pelo SUS
Unidade móvel inicia atendimentos nesta sexta-feira e reforça prevenção ao câncer de mama e do colo do útero
30/01/2026
14:00
DA REDAÇÃO
A cidade de Coxim, no norte de Mato Grosso do Sul, passou a contar, nesta sexta-feira (30), com uma carreta de saúde da mulher do programa federal Agora Tem Especialistas. É a primeira vez que o município recebe a unidade móvel, que estava anteriormente em Três Lagoas e chega para reforçar o atendimento do SUS na região.
Na carreta, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), previamente agendados pela Secretaria Municipal de Saúde, têm acesso a:
Consultas especializadas
Mamografias
Ultrassonografias pélvicas e transvaginais
Biópsias
O foco é o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero. A equipe é composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, já preparada para atender a população local.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a iniciativa busca aproximar os serviços especializados de quem mais precisa.
“O Agora Tem Especialistas nasceu para levar atendimento especializado para onde antes faltava, encurtar distâncias, reduzir filas e garantir que a assistência chegue mais perto do povo.”
A chegada da unidade a Coxim integra uma nova rodada de expansão do programa, que levou 47 carretas a 32 municípios de 20 estados. As estruturas priorizam regiões com dificuldade de acesso a especialistas ou que funcionam como polos regionais, ajudando a desafogar a rede local.
Em todo o país, as carretas de saúde da mulher concentram 67,61% dos atendimentos em exames relacionados ao câncer de mama e avaliações ginecológicas. O programa também conta com carretas de exames de imagem e de oftalmologia, ampliando a capacidade diagnóstica do SUS.
15 municípios zeraram filas para exames ginecológicos, diagnóstico de câncer de mama ou cirurgias de catarata;
Mais de 1,2 mil procedimentos oftalmológicos realizados;
Cerca de mil pessoas voltaram a enxergar após cirurgias.
Até o fim do ano, o Ministério da Saúde prevê a operação de 150 carretas em todo o Brasil. Além das unidades móveis, o programa inclui mutirões, ampliação de horários em policlínicas, contratação de especialistas e parcerias com hospitais privados, com o objetivo de reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Fábio Trad vê com bons olhos candidatura de Simone Tebet em São Paulo e avalia impacto positivo para o PT em MS
Leia Mais
Planejamento de 2026 prioriza obras, logística integrada e habitação em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Nelsinho Trad cobra votação urgente do Gás do Povo para garantir continuidade do benefício em Campo Grande
Leia Mais
Despachante acusado de liderar esquema no Detran-MS depõe após dois anos foragido
Municípios