Alerta / Fraude
INSS alerta sobre perfil falso no Instagram usado por golpistas para enganar aposentados
Instituto reforça que não atende via redes sociais e orienta uso exclusivo de canais oficiais para solicitação de reembolso
15/05/2025
07:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) emitiu um alerta nesta quinta-feira (15) sobre a atuação de golpistas nas redes sociais. Um perfil falso no Instagram, identificado como @assistencia_inss, vem sendo utilizado para aplicar golpes em aposentados e pensionistas, com o objetivo de roubar dados e aplicar fraudes financeiras.
Segundo o INSS, o perfil usa de forma ilegal a identidade visual oficial e replica conteúdos do órgão com promessas de facilitar a devolução de valores descontados indevidamente por associações. A autarquia esclarece que não realiza atendimentos nem solicita dados por Instagram, Facebook, WhatsApp ou qualquer outra rede social.
Todos os serviços do INSS devem ser feitos exclusivamente pelos canais oficiais:
Aplicativo ou site Meu INSS (https://www.gov.br/meuinss)
Central de Atendimento 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h
Além disso, o INSS nunca solicita fotos de documentos, senhas ou dados bancários por redes sociais ou mensagens de aplicativos. Quem identificar perfis falsos deve denunciá-los imediatamente.
“O uso indevido da marca do INSS é crime. O instituto tem atuado para derrubar esses perfis e proteger os segurados dos golpes”, destaca a nota oficial.
Os golpistas induzem os aposentados a clicarem em links que pedem CPF, número do benefício, fotos de documentos e dados bancários. Essas informações são então utilizadas para realizar empréstimos consignados fraudulentos ou acessar indevidamente as contas dos beneficiários no sistema do INSS.
A partir de 14 de maio, aposentados e pensionistas podem pedir devolução de valores descontados indevidamente por entidades associativas nos últimos cinco anos (entre março de 2020 e março de 2025).
Acesse o aplicativo ou site Meu INSS
Faça login com CPF e senha
Clique em “Consultar descontos de entidades associativas”
Veja se há registros de descontos
Caso não tenha autorizado, selecione a opção “Não autorizei o desconto”
Informe um telefone e e-mail de contato
Confirme a veracidade das informações
Clique em “Enviar declarações”
A associação terá 15 dias úteis para apresentar documentos que provem a autorização. Caso isso não ocorra, o INSS poderá acionar a AGU (Advocacia-Geral da União) para cobrar judicialmente a devolução.
Se confirmada a irregularidade, a associação receberá uma GRU (Guia de Recolhimento da União) para devolver os valores. Após o pagamento, o INSS repassa o montante diretamente ao beneficiário na conta em que recebe o benefício.
Caso a entidade não efetue a devolução, o caso será remetido para medidas judiciais via AGU.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputado Caravina prestigia 79 anos de Jardim e entrega emendas para o município
Leia Mais
Deputado Paulo Duarte solicita asfalto e redutor de velocidade para o bairro Nova Lima em Campo Grande
Leia Mais
Coronel David solicita reforço das polícias Militar e Civil em Caarapó diante do avanço da criminalidade
Leia Mais
CCR MSVia mantém manutenção em pontos da BR-163/MS nesta quinta-feira (15)
Municípios