Saúde Pública
Governo amplia leitos e cirurgias ortopédicas em Campo Grande e Três Lagoas
Ações reforçam rede hospitalar para enfrentar alta de doenças respiratórias e reduzir pressão sobre grandes unidades
07/05/2025
18:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), anunciou nesta quarta-feira (8) a ampliação de 32 novos leitos hospitalares e o aumento significativo no número de cirurgias ortopédicas e gerais, tanto de urgência e emergência quanto eletivas. A medida abrange unidades de saúde em Campo Grande e Três Lagoas, com foco no enfrentamento do avanço das doenças respiratórias e na descentralização dos atendimentos cirúrgicos.
Campo Grande
Hospital São Julião: +12 leitos de clínica médica (convênio com regulação via urgência e emergência, com atualizações de disponibilidade três vezes ao dia).
Três Lagoas
Hospital Regional da Costa Leste: +10 leitos de UTI pediátrica.
Hospital Auxiliadora: +10 leitos de Unidade Intermediária de Pediatria (vigência de junho a agosto), com foco no atendimento a síndromes respiratórias.
As autorizações foram formalizadas via ofício da SES e serão complementadas por termos aditivos com valores de incentivo para as unidades.
“Estamos fortalecendo a rede nos pontos de maior demanda para garantir atendimento oportuno e seguro”, destacou o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa.
Para reduzir a dependência da Santa Casa de Campo Grande, a SES autorizou o aumento de cirurgias no Hospital Adventista do Pênfigo, parceiro contratualizado do Estado. A ação visa garantir maior fluidez no atendimento e eficiência nos procedimentos eletivos.
Metas mensais estabelecidas para o Pênfigo:
80 cirurgias gerais;
80 procedimentos de Terapia Ortopédica Eletiva (TOE);
80 cirurgias ortopédicas (sendo 40 de alta complexidade).
Além disso, a unidade segue com:
40 leitos clínicos;
15 leitos de UTI Adulto com incentivos mensais.
“Essa redistribuição alivia o sistema e melhora os tempos de resposta”, afirmou a superintendente de Atenção à Saúde, Angélica Congro.
A superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso, reforçou que as medidas são fruto de articulação entre o Estado, municípios e hospitais, com foco em eficiência e descentralização.
“Estamos focados em garantir mais vagas para quem precisa de atendimento urgente, com um sistema mais equilibrado e colaborativo”, afirmou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Veja os números sorteados na Dupla Sena, Mais Milionária, Super Sete e outras nesta quarta (7)
Leia Mais
Empresa é alvo de ação judicial por crime ambiental em Itaporã após denúncia de Lia Nogueira
Leia Mais
Moraes marca para 19 de maio depoimentos de testemunhas do núcleo de Bolsonaro na trama golpista
Leia Mais
Eleitores têm até 19 de maio para regularizar título e evitar cancelamento
Municípios