Interior / Dourados
Câmara de Dourados aprova campanha permanente contra assédio: “A Rua é Pública, Meu Corpo Não”
Projeto do vereador Franklin Schmalz visa combater violência sexual em vias públicas e garantir segurança das mulheres
05/05/2025
18:30
DA REDAÇÃO
©F. Grott
Na 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada nesta segunda-feira (5), os vereadores aprovaram, em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 042/2025, que institui a campanha permanente “A Rua é Pública, Meu Corpo Não!”. De autoria do vereador Franklin Schmalz (PT), a proposta visa enfrentar o assédio e os crimes contra a dignidade sexual de mulheres em espaços públicos urbanos e rurais do município.
A campanha tem caráter educativo e preventivo, com o objetivo de garantir os direitos humanos das mulheres e promover o enfrentamento a todas as formas de violência de gênero nas ruas de Dourados.
“Queremos provocar os órgãos públicos para coibir essa prática. As ruas precisam ser seguras para as mulheres, em qualquer horário e situação”, destacou o vereador Franklin Schmalz.
Segundo ele, regiões como a universitária — que abrange instituições como a Fadir, Anhanguera e Unigran — têm registrado casos recorrentes de assédio e até estupro. O projeto será submetido a segunda votação na próxima semana e, se aprovado novamente, segue para sanção do prefeito Marçal Filho.
Os vereadores também aprovaram, em segunda discussão, o Projeto de Lei 047/2025, do vereador Sergio Nogueira (PP), que declara de utilidade pública o Grupo de Apoio à Adoção de Dourados – GAAD Acolher.
Diversos Decretos Legislativos foram aprovados concedendo Diplomas de Honra ao Mérito a cidadãos e lideranças pelos relevantes serviços prestados à sociedade douradense. Entre os homenageados estão:
Nilson Costa dos Santos,
Gianni Nogueira,
Rodolfo Oliveira Nogueira,
Reinaldo Azambuja,
Eduardo Riedel, entre outros.
Outro destaque foi a aprovação do Diploma de Jubileu de Cereja à 59ª Expoagro de Dourados, que começa na próxima sexta-feira (9). O evento é considerado o maior do agronegócio sul-mato-grossense e foi reconhecido por sua contribuição econômica e cultural à cidade.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Coronel David propõe Utilidade Pública Estadual ao Instituto Pedro Arantes em Três Lagoas
Leia Mais
Ciro Nogueira atribui “prejuízo gigantesco” a Eduardo Bolsonaro e afirma que Centrão vai comandar campanha da direita em 2026
Leia Mais
Projeto de Zé Teixeira reconhece como de Utilidade Pública Estadual a Associação de Moradores de Montese
Leia Mais
Moraes reage a brincadeira de advogado no STF: “Consequências sérias”
Municípios