Esporte / Justiça
Justiça valida destituição de Francisco Cezário e nega retorno à presidência da FFMS
Decisão liminar reconhece afastamento por ordem judicial e da CBF; tentativa de anular eleição de Petrallas é rejeitada
11/04/2025
09:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Justiça de Mato Grosso do Sul reafirmou o afastamento de Francisco Cezário de Oliveira da presidência da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). Em decisão liminar, o juiz Giuliano Máximo Martins, da 2ª Vara Cível de Campo Grande, negou o pedido de anulação da eleição de Estevão Petrallas, realizada no dia 7 de abril, enterrando mais uma tentativa de retorno de Cezário ao comando da entidade “no tapetão”.
O magistrado considerou que não há perigo de dano nem risco ao resultado útil do processo, já que o ex-presidente está afastado por decisão da Justiça Criminal e também por deliberação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
“O autor encontra-se afastado de suas funções, tanto por determinação do Juízo Criminal, quanto pela CBF”, destacou o juiz na decisão liminar.
A Justiça agora aguarda as manifestações da defesa de Cezário e da FFMS, que têm 15 dias para apresentar alegações.
A nova petição, assinada pelo advogado Fábio Azato, pede a nulidade da assembleia que destituiu Cezário e a reintegração imediata do ex-dirigente, com argumento de que a legalidade da sessão ainda está sendo questionada judicialmente.
“Ao dar seguimento ao processo eleitoral em meio à pendência de decisão judicial, violou-se a segurança jurídica e comprometeu-se a eficácia do provimento jurisdicional”, argumenta a defesa.
O pleito em questão elegeu Estevão Petrallas de forma definitiva, após ele ter ocupado interinamente a presidência desde a cassação de Cezário, alvo de investigação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado), que identificou um suposto desvio de R$ 10 milhões na federação.
A eleição para presidência da FFMS ocorreu na segunda-feira (7), durante Assembleia Geral Extraordinária no Grand Park Hotel, em Campo Grande. Seis candidatos estavam na disputa:
Américo Ferreira da Silva Neto
André Delgado Baird
Antonio Vieira Cesário da Cunha
Estevão António Petrallas
Marco Antônio de Araújo
Paulo Sérgio Teles
Com o apoio dos filiados, Petrallas foi eleito para conduzir a federação de forma definitiva, encerrando um ciclo de 28 anos sob o comando de Cezário, interrompido após denúncias de corrupção.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eve, da Embraer, realiza primeiro voo do protótipo de eVTOL em escala real
Leia Mais
Após laudo da PF, Moraes concede prisão domiciliar humanitária ao general Augusto Heleno
Leia Mais
Operação Natal começa nesta terça e reforça combate a acidentes fatais nas rodovias federais de MS
Leia Mais
Correios divulgam funcionamento das agências no período de fim de ano em MS
Municípios