Política / Justiça
Alexandre de Moraes nega pedido de prisão de Jair Bolsonaro
Ministro do STF seguiu parecer da PGR e rejeitou notícia-crime apresentada por vereadora do PT
02/04/2025
21:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quarta-feira (2) o pedido de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A solicitação havia sido feita pela vereadora Liana Cirne (PT-PE) no mês passado, em uma notícia-crime que alegava incitação ao crime por parte do ex-chefe do Executivo.
No pedido, Cirne apontava que Bolsonaro teria incitado a população ao crime ao convocar manifestações públicas em apoio à anistia dos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando os prédios dos Três Poderes foram invadidos e depredados em Brasília.
A negativa de Moraes acompanha parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que também se manifestou contrário à prisão e destacou que a PGR já avaliou esse ponto ao apresentar a denúncia no caso da trama golpista, não havendo elementos que justificassem o pedido de prisão.
“Acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e não conheço dos pedidos formulados por ilegitimidade de parte”, afirmou Moraes em sua decisão.
Segundo o ministro, a vereadora não tem legitimidade jurídica para solicitar a prisão preventiva em nome próprio em ações criminais dessa natureza no STF.
A vereadora alegava que as falas recentes de Bolsonaro em defesa da anistia poderiam configurar incitação à desobediência civil e à desordem institucional.
A Procuradoria-Geral da República considerou inexistentes os requisitos legais para prisão preventiva, como risco à ordem pública ou à instrução processual.
Moraes tem conduzido no STF as investigações sobre a tentativa de golpe de Estado e os atos antidemocráticos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara adota postura cautelosa após STF decretar perda do mandato de Carla Zambelli
Leia Mais
Aliado de Bolsonaro celebra revogação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Leia Mais
Concurso do TJMS mantém inscrições abertas até janeiro para cartórios em todo o Estado
Leia Mais
Concurso da Caixa atrai cerca de 78 mil candidatos para vagas de nível superior
Municípios