Clima / Mato Grosso do Sul
Abril começa com frente fria e chuva em Mato Grosso do Sul
Semana terá temperaturas amenas e alerta para temporais em 71 municípios, incluindo Campo Grande
30/03/2025
15:30
CE
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Mato Grosso do Sul inicia o mês de abril sob influência de uma frente fria que avança pelo Estado a partir desta segunda-feira (31), provocando queda nas temperaturas e pancadas de chuva. Apesar do resfriamento, o tempo ainda não será marcado por frio intenso, segundo previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).
De acordo com os meteorologistas, a frente fria perdeu força nos últimos dias, e embora provoque mudanças no clima, as temperaturas mínimas devem oscilar entre 17°C e 19°C, especialmente nas regiões sul e sudoeste do Estado.
“Os modelos não indicam frio extremo, mas sim a chegada da primeira massa de ar frio do ano, capaz de amenizar o calorão em algumas regiões”, destaca o Cemtec.
Além da queda nas temperaturas, a semana será marcada por chuvas significativas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta de perigo potencial para chuvas intensas em 71 municípios, incluindo a capital Campo Grande, onde pode chover todos os dias até sexta-feira.
O volume acumulado de chuva pode ultrapassar 40 milímetros em 24 horas, especialmente entre segunda (31) e quarta-feira (2). A partir de quinta-feira, o céu deve ficar encoberto, com possibilidade de chuviscos isolados.
Em Campo Grande, mesmo com a frente fria, os termômetros não devem registrar frio intenso. A mínima prevista para a semana é de 20°C, enquanto as máximas permanecem elevadas, podendo atingir 33°C. A menor temperatura do ano na Capital foi 18,4°C, registrada no dia 1º de fevereiro.
Abril será o primeiro mês do outono com a atuação de frentes frias mais frequentes. Segundo o Climatempo, estão previstas mais duas massas de ar frio para o mês:
Uma fraca a moderada na primeira quinzena,
E outra com intensidade mais forte a partir do dia 16, que poderá causar queda acentuada nas temperaturas, inclusive em Campo Grande.
No entanto, os meteorologistas alertam que os períodos de temperaturas baixas serão curtos — entre um e três dias — e que a maior parte do mês será marcada por temperaturas acima da média no Estado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputado Hashioka solicita redutores e reforço na sinalização da MS-141 em Ivinhema
Leia Mais
Projeto de Roberto Hashioka obriga prestadoras de serviços a adotarem identificação segura de funcionários em MS
Leia Mais
Detran-MS inicia calendário de licenciamento 2025 com placas de final 1 e 2
Leia Mais
Deputados aprovam Refis para microempresas e medidas tributárias em 1ª discussão na ALEMS
Municípios