Campo Grande (MS), Segunda-feira, 31 de Março de 2025

Política / Infraestrutura

ALEMS cobra antecipação da duplicação da BR-163 entre Campo Grande e Dourados

Gerson Claro destaca união do Legislativo, Executivo e bancada federal para pressionar ANTT e acelerar obras de infraestrutura

26/03/2025

14:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) vai intensificar a cobrança junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para que o novo contrato de concessão com a CCR MSVia antecipe o cronograma de duplicação da BR-163, especialmente no trecho entre Campo Grande, Nova Alvorada do Sul e Dourados. A exigência é de que as obras sejam realizadas nos próximos quatro anos, considerando a importância logística da rodovia para o Estado.

O anúncio foi feito pelo presidente da ALEMS, Gerson Claro, durante participação na Expocanas 2025, realizada em Nova Alvorada do Sul. Segundo ele, o trecho é um dos mais movimentados da BR-163 e fundamental para o escoamento da produção agrícola e industrial da região.

“A sociedade sul-mato-grossense não aceitará mais pagar pedágio sem contrapartida. Já se passaram 11 anos de concessão, com apenas 174 km duplicados dos 845 km previstos em contrato”, afirmou o presidente da Casa.

Atuação integrada

Claro ressaltou que os parlamentares vêm atuando em diversas frentes para exigir o cumprimento do contrato, incluindo audiências públicas, articulações com o TCU, reuniões na ANTT e medidas judiciais. O movimento conta com o apoio do governador Eduardo Riedel e da bancada federal.

“A repactuação da concessão foi a alternativa mais eficaz para não comprometer o cronograma de investimentos. Uma nova licitação poderia atrasar as melhorias e provocar um verdadeiro apagão logístico no Estado”, alertou.

Investimentos em Nova Alvorada do Sul

Ainda durante o evento, Gerson Claro destacou os investimentos anunciados pela Atvos, que irá instalar uma usina de biometano e uma usina de etanol de milho no município. O investimento estimado é de R$ 1,35 bilhão.

Segundo o CEO da Atvos, Bruno Serapião, a unidade de biometano deve começar a operar entre o final de 2025 e meados de 2026, com capacidade de produzir 28 milhões de m³ por safra.

Incentivo fiscal para o biometano

O governador Eduardo Riedel também assinou autorização para que a Sefaz defenda, junto ao Confaz, a redução do ICMS do biometano de 17% para 1,8%, incentivando a expansão da matriz energética limpa no Estado. Uma segunda usina de etanol de milho está programada para o município de Costa Rica.

“Mato Grosso do Sul está colhendo os frutos de sua estabilidade fiscal e segurança jurídica. Isso garante investimentos em infraestrutura, projetos sociais e amplia o protagonismo do Estado na atração de novos empreendimentos privados”, concluiu Gerson Claro.


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