POLÍTICA
Mato Grosso do Sul reforça compromisso com sustentabilidade na pecuária, diz governador Riedel
Lançamento da Dinapec 2025 e do Fórum Pré-COP 30 destaca avanços tecnológicos e ambientais do setor agropecuário
24/02/2025
13:00
CGN
DA REDAÇÃO
Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), durante lançamento da Dinapec 2025 (Dinâmica Agropecuária) e do Fórum Pré-COP 30 (Foto: Fernanda Palheta)
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou, nesta segunda-feira (24), que o estado se tornou um exemplo de sustentabilidade na pecuária, graças ao avanço da ciência e tecnologia no setor agropecuário. Durante o lançamento da Dinapec 2025 (Dinâmica Agropecuária) e do Fórum Pré-COP 30, que acontecem em março, Riedel ressaltou a importância de aliar produtividade e preservação ambiental.
"Se olharmos os últimos 20 anos, o que era a nossa pecuária e o que é hoje, isso é fruto da nossa capacidade de articular diretrizes sustentáveis. Reduzimos a área de pastagem, diminuímos o rebanho, mas aumentamos a produtividade. E tudo isso foi possível porque investimos em tecnologia, ciência e inovação." – afirmou Riedel.
A 16ª edição da Dinapec, promovida pela Embrapa Gado de Corte, ocorrerá nos dias 25 e 26 de março e tem como objetivo apresentar tecnologias de ponta para o setor agropecuário. Durante a feira, pesquisadores e técnicos estarão à disposição para demonstrar soluções inovadoras para a produção sustentável de carne bovina.
Já o Fórum Pré-COP 30, marcado para o dia 24 de março, reunirá especialistas, instituições públicas e privadas, e representantes do setor produtivo para debater os desafios e oportunidades da pecuária de corte no contexto das mudanças climáticas.
Mato Grosso do Sul é pioneiro no desenvolvimento dos protocolos "Carne Carbono Neutro" e "Carne Baixo Carbono", que garantem redução significativa na emissão de gases de efeito estufa na produção bovina.
"Quando levamos essa equação para um evento global como a COP 30, podemos afirmar que nossa pecuária tem 40% menos emissões do que sistemas em clima temperado." – destacou Riedel.
O chefe da Embrapa Gado de Corte, Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, também defendeu a importância da pecuária brasileira no combate às mudanças climáticas:
"Muitas vezes, a cadeia da carne bovina é descrita como vilã ambiental. Mas nossos estudos mostram que, no Brasil, temos os menores custos de produção do mundo, criamos animais em ambiente natural e sequestramos gás carbônico no solo. Estamos no caminho certo."
Ao final dos eventos, será divulgado o documento "Pecuária brasileira: a visão da Embrapa para a COP 30", consolidando os avanços do setor e reforçando a importância da pecuária brasileira no cenário global.
A expectativa é que Mato Grosso do Sul seja um dos protagonistas nas discussões sobre agropecuária sustentável durante a COP 30, demonstrando que produção e preservação podem caminhar juntas.
📆 Fórum Pré-COP 30: 24 de março de 2025
📆 Dinapec 2025: 25 e 26 de março de 2025
📍 Local: Embrapa Gado de Corte, Campo Grande – MS
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Celso Abrantes é eleito prefeito de Bandeirantes (MS) com 53,9% dos votos válidos
Leia Mais
IBGE prorroga inscrições para estágio com 11 vagas em Campo Grande
Leia Mais
Zambelli quer acareação com Delgatti, mas só aceita se for por videoconferência
Leia Mais
Escolha de novos dirigentes do PT deve fortalecer base no MS e ampliar protagonismo nacional
Municípios