CONSUMO
Como identificar se a carne está apta para consumo ou estragada
Dicas essenciais para garantir a segurança alimentar e evitar riscos à saúde
24/01/2025
08:00
NAOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Quando comprar carnes para o preparo e consumo em casa, é preciso atenção para as maneiras corretas de armazenamento, higienização e preparo. Carnes de todos os tipos só devem ser guardadas em geladeira caso forem ser preparadas e consumidas no mesmo dia da compra.
Cerca de 800 toneladas de carne estragada foram compradas para revenda. Os pacotes de carne suína, bovina e avícola ficaram submersos nas enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul em 2024.
A empresa Tem Di Tudo Salvados, de Três Rios (RJ), realizou a transação sob a alegação de que a mercadoria seria usada para a fabricação de ração animal, mas o carregamento foi "maquiado" para ser distribuído em diversas regiões do Brasil. Nesta quarta-feira (22), uma operação da Delegacia do Consumidor do RJ e do RS prendeu quatro pessoas, incluindo o dono da empresa.
O consumo de carne estragada apresenta um risco à saúde e à vida da população, já que existem doenças que podem ser transmitidas pela condição do alimento, como as zoonoses E-coli e a Salmonella. Para prevenir a intoxicação, é importante saber distinguir quando a carne está apta para consumo e também como higienizá-la e prepará-la da maneira correta.
O Ministério da Saúde alerta para os sintomas das doenças transmitidas por alimentos ou água. São esses o vômito, a diarreia líquida, náusea, cólicas abdominais e até mesmo febre. A depender da gravidade da doença transmitida, pode também resultar em distúrbios neurológicos, infecção generalizada e levar à morte.
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul detalha seis passos para identificar se uma carne está ou não fresca:
Verificar a Data de Validade: Sempre confira a data de validade na embalagem. Se o produto estiver fora do prazo, mesmo em promoção, é melhor não arriscar.
Checar a Cor do Alimento:
Inspecionar a Embalagem: Segundo recomendações do Departamento de Nutrição da UnB (Universidade de Brasília), a embalagem não pode estar estufada, amassada, enferrujada ou rasgada.
Verificar o Selo de Garantia: Um produto confiável deve ter o selo de garantia do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura.
Avaliar o Cheiro: Se sentir algum cheiro incomum, não consuma. O cheiro pode ser um indicador claro de que a carne está estragada.
Observar a Textura e Manchas:
A gordura de uma carne saudável é branca e firme. Se a carne já estiver preparada, atente-se para texturas viscosas ou gelatinosas e manchas, o que indica que também não está em condições favoráveis.
Quando comprar carnes para o preparo e consumo em casa, é preciso atenção para as maneiras corretas de armazenamento, higienização e preparo. Carnes de todos os tipos só devem ser guardadas em geladeira caso forem ser preparadas e consumidas no mesmo dia da compra. Se não, o ideal é congelá-las em uma temperatura de -18°C. Uma vez descongelada, a carne não pode voltar ao refrigerador.
Bactérias se desenvolvem em ambientes com temperaturas entre 15 e 70°C. Por isso, deixar carnes em temperatura ambiente pode acarretar em um acúmulo de microorganismos maléficos. Além disso, carnes bovinas, suínas, de ave e peixe devem ser cozinhadas acima dessa temperatura e estar totalmente descongeladas antes do cozimento.
Manter a higiene do ambiente, dos utensílios e das mãos sempre antes de manusear e preparar o alimento pode prevenir a proliferação das bactérias. Guarde as sobras em recipientes com tampa e em locais refrigerados, reaquecendo sempre antes de consumir novamente.
Principais Destaques:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Primeiro voo da era Trump com deportados chega ao Brasil em Belo Horizonte
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad lidera mobilização contra proposta da ANS que ameaça a saúde das mulheres
Leia Mais
Prefeita de Bataguassu anula Concursos Públicos de 2023 e 2024 para harmonizar contratações temporárias
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu convoca médica aprovada em Concurso Público para fortalecer saúde municipal
Municípios