POLÍTICA
Vereadores de Campo Grande debatem emendas federais com Bancada Federal
Reuniões com senadores e deputados visam assegurar investimentos e protagonismo na aplicação de recursos para a cidade
20/01/2025
10:00
ASSECOM
DA REDAÇÃO
Presidente da Câmara, Papy, entre a senadora Soraya Thronicke e deputado estadual Pedro Caravina em reunião na Câmara, este mês ©DIVULGAÇÃO
Vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande vão receber, no dia 27 de janeiro, senadores e deputados federais de Mato Grosso do Sul para discutir a participação da Casa de Leis nas definições sobre as emendas federais destinadas à cidade. Desde o início do ano, o vereador Papy, presidente da Câmara, tem promovido uma série de reuniões com parlamentares para garantir que os investimentos sejam assegurados para Campo Grande.
Nas primeiras semanas do ano, o presidente Papy, acompanhado de vários colegas, recebeu em encontros a senadora Soraya Thronicke, coordenadora da Bancada Federal de Mato Grosso do Sul, a senadora Tereza Cristina e o senador Nelsinho Trad. Também passaram pela Câmara a deputada federal Camila Jara, os deputados federais Vander Loubet, Beto Pereira e Rodolfo Nogueira.
“Todos foram muito gentis, demonstraram interesse em conversar com o Parlamento Municipal, em fazer este vínculo com a Câmara, o que é muito importante para eficiência das ações”, afirmou o vereador Papy. O objetivo desses encontros é que os vereadores possam, coletivamente, apontar obras relevantes que beneficiem a sociedade e assegurar a aplicação das emendas de bancada.
Durante as reuniões, foi enfatizada a importância do protagonismo dos vereadores em relação às emendas, por serem representantes próximos da comunidade. “Teremos emendas em que a Câmara será protagonista junto com a população de Campo Grande. Todos vão se reunir e vão avaliar a necessidade, seja de uma praça, de um campo de futebol, de um posto de saúde”, declarou a senadora Tereza Cristina.
No mesmo período, a senadora Soraya Thronicke destacou a necessidade de união de forças na política e ressaltou que “são os vereadores que estão junto à população, sabem a necessidade de cada região”. Além de indicar a aplicação dos recursos, os vereadores poderão acompanhar a execução dos investimentos, cobrando celeridade nos trâmites e mantendo a população informada sobre o andamento.
O senador Nelsinho Trad, em reunião no último dia 8, reforçou: “Vamos fazer com que a produtividade, através das emendas que vêm de Brasília, não só do nosso gabinete como da bancada, possa também ser carimbada com a atuação de cada vereador”. A deputada federal Camila Jara, que esteve na Casa de Leis no dia 10, também afirmou que “a Câmara é fundamental para que a gente consiga atender aos anseios da população. São os vereadores e vereadoras que recebem primeiro a demanda da população”.
Modelo de gestão e diálogo
O vereador Papy enfatizou a importância de ações institucionalizadas na Câmara. “Para isso, precisamos aderir aos debates importantes, com assuntos relevantes para a população”, destacou. Ele citou o foco em realizar reuniões de trabalho com pautas definidas e de forma coordenada entre os vereadores, buscando manter um canal aberto para encaminhar investimentos à capital.
O diálogo já tem se mostrado uma ferramenta importante da atual gestão da Casa de Leis. Recentemente, os vereadores receberam o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), que atuava como governador em exercício, para apresentar demandas prioritárias. A meta é manter um canal aberto com o poder executivo para garantir que a Câmara participe ativamente no direcionamento de investimentos para Campo Grande.
Além disso, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, também foi recebida pelo presidente Papy e demais vereadores, pouco antes da cerimônia de posse dos novos secretários municipais da Prefeitura. A solenidade ocorreu na Câmara e destacou a parceria entre os poderes para assegurar investimentos à população.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
TSE marca julgamento que pode cassar mandato do governador Cláudio Castro
Leia Mais
Câmara realiza audiência pública sobre descarte do lixo em Campo Grande
Leia Mais
Pesquisa Quaest: aprovação de Cláudio Castro sobe a 53% após megaoperação no Rio
Leia Mais
Com segurança pública, direita tenta retomar protagonismo para enfrentar Lula em 2026
Municípios