SUZANO
Lula participa da inauguração da maior fábrica de celulose em linha única do mundo em Ribas do Rio Pardo
Evento reúne autoridades, executivos e destaca investimentos históricos de R$ 28 bilhões
05/12/2024
10:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nesta quinta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de uma comitiva de ministros e autoridades, participou da inauguração oficial da fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul. A unidade, que já está em operação desde julho, é a maior do mundo em linha única de produção, com capacidade de gerar até 2,5 milhões de toneladas de celulose por ano.
A cerimônia reuniu figuras importantes, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, a ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet, além de outros ministros, deputados, prefeitos e líderes locais. Também participaram executivos da Suzano, incluindo o presidente da empresa, Beto Abreu.
O empreendimento foi construído em uma área de 4,5 milhões de m², com um investimento total de R$ 28 bilhões, o maior já realizado pela Suzano em seus 100 anos de história. Durante o pico das obras, a cidade chegou a receber cerca de 13 mil trabalhadores envolvidos no projeto. A unidade emprega tecnologia de ponta e se concentra principalmente na exportação de celulose, com impacto significativo na balança comercial do Brasil.
A Suzano já possui três outras unidades de produção de celulose no estado, duas delas em Três Lagoas e outra na própria Ribas do Rio Pardo. Juntas, essas plantas somam uma produção de 5,8 milhões de toneladas por ano.
Durante o evento, o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, destacou o papel do município como a maior cultivadora de eucalipto do país, com 370 mil hectares de florestas plantadas. Ele também mencionou o aumento da arrecadação e as melhorias para a cidade, que possui menos de 40 mil habitantes, mas cuja receita já se compara a municípios com mais de 120 mil moradores.
A Suzano firmou um acordo com o município e o estado para implementar 21 medidas compensatórias, incluindo a ampliação do hospital local, a construção de uma delegacia e de um novo posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de outras iniciativas de infraestrutura.
Além de Lula e Alckmin, a cerimônia contou com a participação de:
Apesar de anunciada, a presença dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, foi cancelada.
Com 600 mil hectares de florestas de eucalipto no estado, a Suzano reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico da região. A nova unidade não só fortalece a infraestrutura logística e produtiva do estado, como também impacta positivamente as comunidades locais, consolidando o Mato Grosso do Sul como um dos maiores polos de celulose do mundo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
"O eleitor só observa, decisão vem depois"
Leia Mais
Contribuintes podem acionar Justiça para recuperar IOF, mas decisão do STF ainda gera incertezas
Leia Mais
Cooperativismo entra na formação de aprendizes e fortalece inclusão produtiva da juventude
Leia Mais
MPMS abre investigação sobre exames de raio-X no Hospital Regional de MS e cobra plano de modernização
Municípios