ESPORTES
Justiça nega retorno de Francisco Cezário ao comando da FFMS
Ex-presidente questionou legalidade de assembleia que o destituiu; entidade se prepara para novas eleições
21/11/2024
11:30
MDX
DA REDAÇÃO
Prisão de Francisco Cezário ©Henrique Arakaki
O juiz Paulo Afonso de Oliveira, da 2ª Vara Cível de Campo Grande, negou liminarmente o pedido de Francisco Cezário de Oliveira, ex-presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), para reassumir o cargo. A destituição de Cezário ocorreu em assembleia extraordinária em 14 de outubro, convocada após investigações envolvendo o dirigente.
A defesa de Cezário argumentou que a destituição teria violado normas administrativas, alegando:
No entanto, o magistrado avaliou que os elementos apresentados não eram suficientes para comprovar a nulidade da assembleia:
"Considerando os elementos até então trazidos aos autos, não são capazes de demonstrar, de maneira suficiente, a alegada nulidade da assembleia e da eleição, não se fazem presentes os requisitos necessários para a concessão da tutela de urgência pretendida."
Com a decisão, o processo seguirá em tramitação regular para julgamento do mérito.
A assembleia extraordinária que destituiu Francisco Cezário foi convocada pelo então vice-presidente Estevão Petrallas, após Cezário ser implicado na operação "Cartão Vermelho". A ação, conduzida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), investigou crimes como:
Cezário, que esteve à frente da FFMS por 28 anos, está em liberdade provisória, utilizando tornozeleira eletrônica, enquanto aguarda julgamento.
Com a destituição de Cezário, a FFMS já aprovou um novo estatuto e agendou novas eleições. Inicialmente previstas para 1º de novembro, as eleições foram adiadas após o TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul) acatar pedido de adiamento feito pelo candidato Paulo Telles, devido a irregularidades no prazo de homologação das candidaturas.
Em decisão recente, o TJD-MS determinou que o pleito ocorra até 4 de dezembro, com a nova diretoria assumindo a gestão da FFMS até 2027.
Após o afastamento de Cezário, Estevão Petrallas, ex-presidente do Operário, foi alçado ao cargo de presidente interino pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A nova gestão terá como missão fortalecer a transparência e a governança no futebol sul-mato-grossense.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios