Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

CONFERÊNCIA

Ministra Simone Tebet participa de conferência sobre Rota Bioceânica em evento da UFMS aberto ao público

Encontro faz parte da 4ª Semana de Educação e Formação Docente da UFMS e abordará impactos e potencialidades da Rota Bioceânica para a educação e pesquisa.

07/11/2024

08:20

ASSECOM

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

Nesta sexta-feira (8), a partir das 9h, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, participará da conferência intitulada “Rota Bioceânica: possibilidades, interesses e potencialidades para a cooperação nas práticas propostas”. O evento ocorrerá no auditório 2 do Complexo Multiuso 1 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e contará com a presença de representantes da Argentina, Chile e Paraguai, além de membros da UFMS. A mediação será feita pela professora Maurinice Evaristo Wenceslau, da Faculdade de Educação (Faed).

A conferência integra a programação da 4ª Semana de Educação e Formação Docente da Faed e do The Bioceanic Educative Agenda: Education and Research Summit, cujo tema é “Ensino, Pesquisa e Extensão imersos na Rota Bioceânica”. O evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados podem se inscrever pelo site https://faed.ufms.br/4a-semana-docente/.

Segundo Milene Bartolomei Silva, diretora da Faed, o objetivo do evento é não só dar visibilidade à produção científica, mas também fomentar discussões sobre os impactos e as oportunidades que a Rota Bioceânica proporcionará à educação. “A Rota vai além da logística e comércio, influenciando diretamente a formação acadêmica e profissional. Ao conectar diversos países e culturas, ela cria novas demandas de ensino, pesquisa e extensão, desde o domínio de línguas estrangeiras até o desenvolvimento de competências interculturais e novas áreas de pesquisa. Educadores precisam estar atentos às transformações que a Rota trará, para preparar os alunos para essa realidade globalizada, oferecendo uma educação que dialogue com os desafios e oportunidades desse cenário”, destacou Milene.

A professora Fabiany de Cássia Tavares Silva, da Faed e integrante da comissão organizadora, complementa: “É uma discussão necessária sobre o que a Rota representará para a diversidade cultural, as desigualdades econômicas e as diferenças. Vamos colocar o tripé para pensar-se neste recorte, Bioceânica Educativa, desde a formação, passando por pesquisas e alcançando outras interlocuções com a sociedade.”


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: