ELEIÇÕES 2024
Das 7h às 16h: confira o que é permitido levar ao local de votação no 2º turno
Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) disputam a prefeitura de Campo Grande
27/10/2024
07:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Neste domingo (27), o segundo turno das eleições municipais em Campo Grande ocorre das 7h às 16h, conforme determinado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que adotou o fuso horário de Brasília para todo o país. A decisão visa uniformizar o horário de votação e facilitar a apuração dos votos.
A disputa pelo Executivo municipal segue entre Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil), as duas candidatas que avançaram para esta etapa. Além da escolha da prefeita, os eleitores também definirão o vice-prefeito da Capital.
Para evitar transtornos no dia da votação, é fundamental que o eleitor consulte seu local de votação com antecedência. A consulta pode ser feita pelo nome do eleitor ou pelo número do título eleitoral. Para mais informações, é possível acessar o site oficial da Justiça Eleitoral ou o aplicativo e-Título.
O eleitor deve portar um documento oficial com foto para apresentar à mesa receptora de votos ou utilizar o aplicativo e-Título. Caso escolha o aplicativo, é necessário que ele exiba a foto do eleitor, que só aparece se a biometria estiver cadastrada na Justiça Eleitoral. Os documentos aceitos incluem:
Os eleitores podem levar o celular até o local de votação, especialmente se forem usar o aplicativo e-Título. No entanto, é proibido portar o celular na cabina de votação. Os mesários orientarão o eleitor a deixar o aparelho em um local apropriado antes de votar, já que a legislação eleitoral proíbe o uso de dispositivos eletrônicos na cabina, mesmo se estiverem desligados. Essa medida visa garantir o sigilo do voto.
Também é proibido o uso de máquinas fotográficas e filmadoras na cabina de votação, reforçando a segurança do processo eleitoral.
O uso da colinha, uma anotação com os números dos candidatos, é permitido e recomendado para facilitar a votação. A Justiça Eleitoral oferece um modelo oficial de colinha, que pode ser acessado clicando aqui. Contudo, o eleitor também pode criar a sua própria colinha em qualquer pedaço de papel.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
ALEMS vota protocolos de atendimento a pessoas com TEA e mais três projetos nesta quarta-feira (27)
Leia Mais
Motta pauta “pacote da impunidade” e bolsonaristas se articulam por anistia após julgamento de Bolsonaro no STF
Leia Mais
Cerco judicial a Bolsonaro se intensifica enquanto Centrão articula nomes para 2026
Leia Mais
Michelle Bolsonaro fala em “humilhação” após Moraes ordenar monitoramento policial de Jair Bolsonaro
Municípios