ELEIÇÕES 2024
Das 7h às 16h: confira o que é permitido levar ao local de votação no 2º turno
Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) disputam a prefeitura de Campo Grande
27/10/2024
07:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Neste domingo (27), o segundo turno das eleições municipais em Campo Grande ocorre das 7h às 16h, conforme determinado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que adotou o fuso horário de Brasília para todo o país. A decisão visa uniformizar o horário de votação e facilitar a apuração dos votos.
A disputa pelo Executivo municipal segue entre Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil), as duas candidatas que avançaram para esta etapa. Além da escolha da prefeita, os eleitores também definirão o vice-prefeito da Capital.
Para evitar transtornos no dia da votação, é fundamental que o eleitor consulte seu local de votação com antecedência. A consulta pode ser feita pelo nome do eleitor ou pelo número do título eleitoral. Para mais informações, é possível acessar o site oficial da Justiça Eleitoral ou o aplicativo e-Título.
O eleitor deve portar um documento oficial com foto para apresentar à mesa receptora de votos ou utilizar o aplicativo e-Título. Caso escolha o aplicativo, é necessário que ele exiba a foto do eleitor, que só aparece se a biometria estiver cadastrada na Justiça Eleitoral. Os documentos aceitos incluem:
Os eleitores podem levar o celular até o local de votação, especialmente se forem usar o aplicativo e-Título. No entanto, é proibido portar o celular na cabina de votação. Os mesários orientarão o eleitor a deixar o aparelho em um local apropriado antes de votar, já que a legislação eleitoral proíbe o uso de dispositivos eletrônicos na cabina, mesmo se estiverem desligados. Essa medida visa garantir o sigilo do voto.
Também é proibido o uso de máquinas fotográficas e filmadoras na cabina de votação, reforçando a segurança do processo eleitoral.
O uso da colinha, uma anotação com os números dos candidatos, é permitido e recomendado para facilitar a votação. A Justiça Eleitoral oferece um modelo oficial de colinha, que pode ser acessado clicando aqui. Contudo, o eleitor também pode criar a sua própria colinha em qualquer pedaço de papel.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
BID aprova US$ 200 milhões para novo trecho da Rota Bioceânica no Paraguai
Leia Mais
Um mês após transferência para a Papudinha, Bolsonaro mantém articulação política de dentro da prisão
Leia Mais
Radares com Inteligência Artificial registram mais de 20 mil infrações em cinco meses no Brasil
Leia Mais
Relatório da PF aponta repasses de R$ 35 milhões ligados a resort que teve Toffoli como sócio
Municípios