Campo Grande (MS), Domingo, 25 de Janeiro de 2026

39º Feminicídio

Feminicídio no Taveirópolis: mulher é assassinada a facadas pelo marido em Campo Grande

Crime ocorreu após discussão por ciúmes; autor tentou suicídio, filha ficou ferida ao tentar intervir e caso é investigado como feminicídio

08/12/2025

09:45

MDX

DA REDAÇÃO

Caso aconteceu no bairro Taveirópolis ©Pietra Dorneles

Uma mulher de 53 anos foi assassinada a facadas na manhã desta segunda-feira (8), no bairro Taveirópolis, em Campo Grande. A vítima foi identificada como Angela Nayhara Guimarães Gugel. O autor do crime é o ex-marido, Leonir Gugel, que tentou tirar a própria vida logo após o ataque e foi socorrido em estado gravíssimo.

O crime aconteceu por volta das 9h30, na Rua Antônio Pinto da Silva, no cruzamento com a Rua Boa Vista. Segundo as primeiras informações, o casal estava separado e a vítima havia se mudado para a casa da mãe. Leonir foi até o local e, após uma discussão motivada por ciúmes, passou a desferir vários golpes de canivete contra Angela.

Filha tentou defender a mãe e também ficou ferida

Durante o ataque, a filha do casal tentou impedir o crime e acabou sofrendo ferimentos na mão. Ao todo, três pessoas foram atingidas: a vítima, o agressor e a filha.

Após matar a ex-esposa, Leonir desferiu uma facada contra o próprio pescoço. Ele foi socorrido pelo Samu em estado gravíssimo e levado sob escolta para atendimento hospitalar.

Atendimento de emergência e perícia

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu realizaram manobras de reanimação cardiopulmonar por mais de 40 minutos, mas Angela Nayhara não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A área foi isolada para os trabalhos da perícia e para o atendimento da filha ferida. A ocorrência mobilizou também equipes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

Investigação e enquadramento do crime

A Polícia Civil informou que, a princípio, o caso será investigado como feminicídio seguido de tentativa de suicídio. Até o momento, não há informações oficiais detalhadas sobre outras motivações além da discussão por ciúmes.

Com este caso, Mato Grosso do Sul chega ao 39º feminicídio registrado em 2025, conforme dados preliminares das forças de segurança.

Contexto e alerta social

O crime ocorreu um dia após uma manifestação nacional contra a violência de gênero, realizada no Centro de Campo Grande, como parte do movimento “Levante Mulheres Vivas”. O ato reuniu cerca de 150 pessoas no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho, em protesto contra o aumento dos casos de feminicídio.

Desde 2015, o Estado já contabiliza mais de 350 mulheres assassinadas em crimes classificados como feminicídio. Somente em Campo Grande, o histórico ultrapassa 80 vítimas no período.

RELAÇÃO DOS FEMINICÍDIOS EM MS – 2025 

1º – Karina Corin, 29 anos – Fevereiro – Assassinada a tiros na cabeça pelo ex-companheiro Renan Dantas Valenzuela, 31 anos.

2º – Vanessa Ricarte, 42 anos – Fevereiro – Morta a facadas por Caio Nascimento, com histórico criminal e de violência doméstica.

3º – Juliana Domingues, 28 anos – 18 de fevereiro – Morta com golpes de foice pelo marido na comunidade indígena Nhu Porã, em Dourados.

4º – Mirieli dos Santos, 26 anos – 22 de fevereiro – Morta a tiros pelo ex-namorado Fausto Junior, em Água Clara.

5º – Emiliana Mendes, 65 anos – 23 de fevereiro – Esganada em Juti; corpo foi arrastado e colocado sobre colchão para simular morte natural.

6º – Giseli Cristina Oliskowiski, 40 anos – 1º de março – Encontrada carbonizada em um poço no bairro Aero Rancho, em Campo Grande.

7º – Alessandra da Silva Arruda, 30 anos – 29 de março – Morta por Venilson Albuquerque Marques, em Nioaque.

8º – Ivone Barbosa da Costa Nantes – 17 de abril – Morta a facadas pelo então namorado no Assentamento Nazareth, em Sidrolândia.

9º – Thácia Paula Ramos de Souza, 39 anos – Crime em 11 de maio / Corpo achado em 14 de maio – Encontrada no Rio Aporé, em Cassilândia.

10º – Simone da Silva, 35 anos – 14 de maio – Morta a tiros na frente dos filhos por William Megaioli da Silva, 22 anos.

11º – Olizandra Vera Cano, 26 anos – 23 de maio – Morta a facadas pelo marido em Coronel Sapucaia.

12º – Graciane de Sousa Silva – 25 de maio – Morreu após quatro dias de agressões; chegou a ser internada no Hospital Regional de Nova Andradina. Crime ocorreu em Angélica.

13º – Vanessa Eugênia Medeiros, 23 anos – 26 de maio – Morta e queimada no bairro São Conrado, em Campo Grande.

14º – Sophie Eugênia Borges, 10 meses – 26 de maio – Filha de Vanessa, também morta e queimada pelo pai João Augusto Borges, 21 anos.

15º – Eliane Guanes, 59 anos – 6 de junho – Queimada viva em fazenda na região da Nhecolândia, em Corumbá, pelo capataz Lourenço Xavier, 54 anos.

16º – Doralice da Silva, 42 anos – 20 de junho – Morta a facadas após discussão com o companheiro Edemar Santos Souza, em Maracaju.

17º – Rose Antônia de Paula – 28 de junho – Encontrada praticamente decapitada em Costa Rica.

18º – Michely Rios Midon Orue, 48 anos – 4 de julho – Morta a facadas pelo próprio filho, esquizofrênico, em Glória de Dourados.

19º – Juliete Vieira, 35 anos – 25 de julho – Morta a facadas pelo irmão Edivaldo Vieira, em Naviraí.

20º – Cinira de Brito – Morta pelo companheiro Anderson Aparecido de Olanda, que depois tirou a própria vida.

21º – Salvadora Pereira, 22 anos – Assassinada com tiro no rosto por José Cliverson Soares, 32 anos, na frente de cinco crianças.

22º – Dahiana Ferreira Bobadilla, 24 anos – Morta por Dilson Ramón Fretes Galeano, em Bela Vista; corpo enterrado às margens do Rio Apa.

23º – Letícia Araújo, 25 anos – Atropelada de propósito pelo marido Vitor Ananias, 25 anos.

24º – Érica Regina Mota, 46 anos – Morta a facadas pelo marido Vagner Aurélio, 59 anos, após cárcere privado.

25º – Dayane Garcia, 27 anos – Morreu após 77 dias internada; baleada pelo ex-marido Eberson da Silva, 31 anos.

26º – Iracema Rosa da Silva, 75 anos – Morta em Dois Irmãos do Buriti, ao defender a filha de agressões do genro.

27º – Gisele da Silva Saochine, 40 anos – Morta pelo marido, que depois incendiou o corpo e cometeu suicídio.

28º – Ana Taniely Gonzaga de Lima, 25 anos – Morta a facadas e pauladas pelo ex, em Bela Vista.

29º – Erivelte Barbosa Lima de Souza, 48 anos – Morta a facadas pelo marido Adenilton José da Silva Santos, em Paranaíba.

30º – Andreia Ferreira, 40 anos – Morta a tiros pelo marido Carlos Alberto da Silva; preso em 12 de outubro.

31º – Solene Aparecida Ferreira Corrêa, 46 anos – Encontrada morta com sinais de enforcamento em Três Lagoas; suspeita era a companheira Laura Rosa Gonçalves.

32º – Luana Cristina Ferreira Alves, 32 anos – Morta a facadas no Jardim Colúmbia, em Campo Grande, em 28 de outubro.

33º – Aline Silva – 4 de novembro – Morta a facadas na frente da mãe e da filha.

34º – Mara Aparecida do Nascimento Gonçalves, 43 anos – Morta a facadas em Aparecida do Taboado.

35º – Rosimeire Vieira de Oliveira, 37 anos – Morta a facadas pelo ex-namorado.

36º – Irailde Vieira Flores de Oliveira, 83 anos – Mãe de Rosimeire, também morta a facadas no mesmo crime.

37º – Gabrielle Oliveira dos Santos, 25 anos – 17 de novembro – Morta enforcada pelo companheiro em Sonora.

38º – Alliene Nunes Barbosa, 50 anos – 24 de novembro – Ex-guarda municipal, morta a facadas pelo ex-marido Cristian Alexandre Cebeza Henrique, em Dourados.

39º – Ângela Naiara Guimarães Gurgel – 8 de dezembro – Morta a facadas com canivete pelo próprio marido.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: