Campo Grande (MS), Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025

INTERIOR

Incêndio devasta 11 mil hectares de fazendas de eucalipto em Mato Grosso do Sul

Corpo de Bombeiros recebe reforço de brigadistas e militares do Rio Grande do Sul no combate às chamas

13/09/2024

11:01

CGN

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Um grande incêndio que atinge fazendas de eucalipto em Água Clara, a 193 quilômetros de Campo Grande, já devastou uma área de 11 mil hectares, segundo o Corpo de Bombeiros. O fogo, que começou na semana passada, atingiu diversas propriedades, entre elas as fazendas Lobo, Bananal, Boa Vista, Filomena e Cachoeira Alta. Apesar de esforços para controlar as chamas, o incêndio voltou a sair de controle, e equipes foram enviadas novamente à região nesta quinta-feira (12).

Além dos bombeiros de Mato Grosso do Sul, o combate ao incêndio conta com reforço de militares do Rio Grande do Sul e brigadistas da empresa Reflora, responsável pelo plantio de eucaliptos nas fazendas afetadas. Segundo a assessoria dos bombeiros, o controle das chamas tem sido dificultado pela estiagem e pela natureza inflamável dos eucaliptos, que facilitam a propagação do fogo.

Dificuldade no controle do incêndio

O cenário desafiador enfrentado pelas equipes de combate se deve às condições climáticas adversas e à presença de grandes extensões de plantações de eucalipto, que servem como combustível, resultando em uma rápida expansão das chamas. Embora ações de contenção tenham sido adotadas, as altas temperaturas e os ventos têm dificultado o trabalho.

A empresa Arauco, proprietária da Fazenda Lobo, que foi uma das áreas atingidas, afirmou que mantém uma estratégia de monitoramento e prevenção de incêndios, mas não detalhou quantos hectares de sua propriedade foram danificados. A Arauco é conhecida pela produção de painéis de madeira renovável.

Imagens impressionantes e consequências

A espessa coluna de fumaça escura que cobre a área atingida chamou a atenção de moradores e trabalhadores da região, gerando imagens impactantes. O fogo continua a ameaçar a vegetação local, causando danos ambientais significativos e afetando plantações comerciais de eucalipto, um recurso importante para a indústria madeireira da região.

As autoridades locais continuam monitorando a situação, e os esforços para extinguir o fogo permanecem em andamento, mas não há previsão de quando o incêndio estará totalmente controlado.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: